O que é comunicação empresarial?

O termo "comunicação empresarial" é um termo genérico usado para descrever qualquer meio através do qual uma empresa se comunica. Tais comunicações podem ser destinadas a uma variedade de audiências e podem ocorrer em um número de formatos. Anúncios, sites, e-mails, cartas e comunicados de imprensa são exemplos de comunicação empresarial. Audiências comuns para as comunicações de negócios incluem investidores, círculos eleitorais internas, a mídia, clientes atuais e potenciais clientes. As empresas muitas vezes comunicar-se com investidores anuais ou semestrais em relatórios que podem ser enviados via correio regular ou eletrônico e pode, no caso de companhias abertas, será publicado em um site. Comunicações para círculos eleitorais internas podem incluir políticas e procedimentos; manuais do empregado; e anúncios de eletrônicos, verbais ou escritos. Boletins de empregado são outra amostra de comunicação empresarial interna.
Comunicação empresarial, direcionada a clientes e potenciais clientes pode incluir anúncios ou folhetos de vendas, especialmente para empresas que vendem bens físicos. Tais comunicações também podem incluir apresentações de vendas, ofertas ou propostas. Eles também incluem relatórios de status do projeto, as notificações de novos produtos e outros tais anúncios. Todas estas comunicações podem ocorrer por escrito, por via electrónica, ou verbalmente.
As empresas muitas vezes se comunicar diretamente com a mídia para anunciar novos produtos, eventos, prêmios ou outros itens de interesse jornalístico. A forma mais comum de comunicação empresarial com a mídia é um comunicado de imprensa. Este é um documento que informa os meios de comunicação sobre o item de interesse jornalístico, para que estes possam decidir se deve ou não fazer a cobertura. Por exemplo, se um negócio de varejo está abrindo um novo local, ele pode enviar um comunicado de imprensa para os jornais, rádio e programas de televisão na área, oferecendo detalhes sobre a inauguração e proporcionando um contato que podem oferecer informações adicionais ou estar disponível para entrevistas.
A importância da comunicação empresarial é semelhante para a importância de outras formas de comunicação. Ele permite que os negócios comunicar a informação a um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Enquanto o objetivo primário é informar, muitas vezes também se destina a criar uma consciência de ou aumentar o interesse em um negócio.
Em alguns casos, o termo "comunicação empresarial" também pode ser usado para se referir os métodos de comunicação específico usados por um negócio. Isto inclui os sistemas e hardware envolvido em comunicações telefônicas, teleconferência, videoconferência, Internet ou intranet comunicações e comunicações celulares ou por satélite. Pode também referir as políticas, os processos de negócios, e contratos criada para gerenciar tal hardware ou sistemas de comunicação.