O que é distribuição exclusiva?

Distribuição exclusiva é uma situação em que apenas certos concessionários são autorizados a vender um produto específico dentro de um determinado território. A legalidade de um acordo de distribuição exclusiva pode variar conforme as especificidades do caso. Em alguns casos, esses acordos são totalmente legais, enquanto em outros, rivais podem criar desafios legais. Se uma empresa pode mostrar que um acordo de distribuição exclusiva prejudica a concorrência de alguma forma, pode ser capaz de argumentar que o acordo não é legal. Este tipo de contrato de distribuição é normalmente visto com high-end e produtos de luxo. Um exemplo de um acordo de distribuição exclusiva, um fabricante de carro só pode concordar em permitir que três traficantes vender seus carros em um país específico. Negociantes que não sejam estes três que tentaram vender veículos novos de que o fabricante poderia fazê-lo sem autorização; uma conseqüência disso pode ser que o fabricante se recusaria a honrar as garantias ou fornecem suporte para carros vendidos a revendedores não autorizados.
A estrutura de um acordo de distribuição exclusiva favorece tanto o fabricante e o distribuidor ou revendedor. Do ponto de vista de pessoas movendo-se o produto para os consumidores, tendo um contrato exclusivo significa que os consumidores devem vir-lhes se eles querem o produto. Por exemplo, se um provedor de celular tem um acordo de exclusividade com um fabricante de telefones celulares, as pessoas que querem usar telefones celulares feitos por esse fabricante devem percorrer esse provedor de celular.
Os fabricantes podem apreciar ter controle sobre como seus produtos são mercantilizada, comercializado e da marca. Distribuição exclusiva permite às empresas controlar rigidamente a imagem de marca, que pode ser especialmente importante para os produtos de luxo. Na verdade, ofertas exclusivas podem adicionar a imagem de marca, reforçando a idéia de que um produto é especial, rara e difícil de obter, tornando-o mais desejável para os consumidores. Se algo pode ser comprado em qualquer loja, é visto como mundano, Considerando que se só pode ser comprado em algumas lojas, isso adiciona um componente de escassez que pode torná-lo mais atraente.
Distribuição exclusiva é mencionada muitas vezes na publicidade do produto. Quando um anúncio diz algo como "só está disponível nas seguintes lojas" ou fornece uma lista de lojas onde um produto pode ser comprado, isso pode indicar que o fabricante tem um acordo exclusivo, e o produto não pode ser obtido em outros lugares. Este tipo de acordo tende a ser menos favoráveis para baixos produtos finais, porque o objetivo com esses produtos é saturar o mercado e mover unidades rapidamente, algo que poderia ser prejudicado, limitando as fontes de distribuição.