O que é gestão da demanda?

Gestão da demanda é um tipo de estratégia de negócios que visa a demanda por bens e serviços oferecidos por uma empresa de projeto e em seguida, organizar os procedimentos e processos internos para que a demanda pode ser atendida em tempo hábil. Como parte do processo, gerenciamento da demanda envolve levando em consideração uma ampla gama de fatores econômicos que poderia afetar o nível de demanda do cliente por um determinado período, as alterações que podem afetar o uso de matérias-primas no processo de produção e até mesmo a programação da produção que é mantida pela empresa. Quando bem sucedido, este tipo de estratégia de gestão resultará em uma distribuição de bens e serviços que ajuda a manter os clientes felizes e a reputação da empresa positiva. Um dos elementos-chave de qualquer iniciativa de gestão de demanda é prever com precisão o nível de demanda que os consumidores irão gerar para os produtos oferecidos pela empresa. Fazendo assim ajuda a organizar a cadeia de produção da empresa a melhor vantagem. Pedidos de matérias-primas podem ser colocados com as datas de entrega para garantir que os inventários são mantidos baixos, evitando também a possibilidade de uma interrupção na produção devido à falta de recursos. Programações de produção também podem ser ajustadas para atender a demanda projetada, ajudando a economizar em custos trabalhistas, utilitários e outras despesas relacionadas com os bens de fabricação. Nesta perspectiva, gerenciamento da demanda é essencial para o processo de gestão de recursos e pode ajudar a manter as despesas operacionais do negócio a um nível que é mais propício para a geração de lucro líquido.
O conceito de gerenciamento da demanda também é empregado quando se trata de tentar influenciar o movimento geral da economia. Quando analistas do governo, com precisão, projeto demanda dentro de um setor de determinado setor, é mais fácil de determinar o impacto provável que mudar na demanda terá sobre a economia em geral. A partir daí, os esforços podem ser feitos para minimizar os fatores que podem levar a uma recessão ou algum outro tipo de condição econômica indesejável e lentamente, redirecionar a economia em uma direção mais positiva. Nesta aplicação, gestão da demanda responsável pode ajudar diminuindo a gravidade de uma crise econômica enquanto também possivelmente diminuindo a quantidade de tempo que passa antes de recuperação económica começa a tomar lugar.
Em qualquer aplicação, gestão da demanda é uma ferramenta útil em prever o que virá a ser e tomando medidas para organizar o uso dos recursos, a melhor vantagem. Com as operações de negócios, isso pode significar a reestruturação da cadeia de abastecimento e retorna de funções de gerenciamento de recurso para posicionar a empresa para ganhar o melhor possível. Como parte da tarefa de predizer a demanda dentro de uma economia mais ampla, esta abordagem de gestão facilita a identificar tendências futuras e fazer uso de recursos para promover eficazmente os movimentos positivos, minimizando o impacto dos movimentos negativos.