O que é gestão da percepção?

Gestão da percepção é um tipo de estratégia que visa orientar os motivos, emoções e conclusões de outra parte mediante usando abordagens diferentes para alterar a percepção de parte de acontecimentos passados e as projeções de eventos futuros. Este tipo particular de estratégia tem sido usado em operações militares em tentativas para obter vantagens sobre os inimigos e também tem encontrado uso no mundo dos negócios entre os concorrentes. O objetivo é alterar a percepção da parte contrária, de forma que fornece o gerente com uma vantagem que pode ser usada com sucesso para marcar uma vitória ou caso contrário, derrotar o oponente. Há alguma diferença de opinião sobre se a tarefa de gestão da percepção deve permanecer firmemente enraizada no uso da informação verificável que é apresentado de uma forma que é susceptível de provocar o resultado desejado, ou se a estratégia permite usa de determinados factos, ignorando outros a seletiva ou até mesmo deixando espaço para a inclusão de dados que é questionável. Para aqueles que focam o uso de apenas dados verificáveis, a tarefa é avaliar todas as informações disponíveis, em seguida, determine a melhor maneira de apresentar os fatos de uma forma que seja susceptível de causar destinatários reagir de uma certa forma. Às vezes referido como fiação, aqui o foco não é na tentativa de induzir em erro em si, mas em vez disso, para chamar a atenção para certos bits de informações ao mesmo tempo minimizando a importância dos outros. Quando bem sucedida, esta abordagem tem a vantagem de ter fornecido todas as informações, embora em um formato que definitivamente inclinada do ponto de vista em uma direção específica.
Outras vezes, o processo de gestão da percepção inclui o uso seletivo dos dados disponíveis. Neste cenário, certos fatos são apresentados completamente e concisa, enquanto outros são também apresentados apenas em parte são deixados por completo. Isso torna mais fácil para criar uma percepção particular que pode ser vendida para os consumidores, os cidadãos de um país, ou um rival de algum tipo, supondo que a parte contrária não é par e não descobrir as omissões.
A ética da gestão da percepção é também um ponto de controvérsia. Os proponentes da estratégia em qualquer de suas formas note que este tipo de ferramenta pode ser usado para realizar um bem maior que não seria possível se prevalecer uma percepção diferente daquele desejado. Os adversários para a gestão da percepção preferem que todos os dados relevantes sejam apresentados sem prejuízo em termos de atribuir prioridade ou valor a qualquer parte dos dados, permitindo que as partes envolvidas para se envolver na priorização como entenderem. Com esta ferramenta, sendo eficaz em termos de concorrência de negócios, atingindo os consumidores e até mesmo na arena política, a gestão da percepção é provável que se mantenha uma estratégia viável em muitas esferas da vida.