O que é gestão de canais?

Gestão de canais é um termo que se refere à forma como que uma empresa ou fornecedor de produtos usa várias estratégias de vendas e técnicas de marketing para alcançar a base de clientes mais ampla possível. Os canais são vários os pontos de venda pelo qual o produto é comercializado e vendido aos clientes. Quando feito corretamente, gestão de canais motiva esses canais para vender o produto e, finalmente, desenvolve um melhor relacionamento entre o cliente e produto. Isto é conseguido, identificando as metas para cada canal distinto e em seguida, implementando várias estratégias de marketing para garantir que esses objetivos sejam atingidos, ao mesmo tempo ficar consistente para a marca global do negócio. Mundo do marketing tornou-se muito mais complicado como os avanços tecnológicos permanecem. Já não pode um negócio dependem simplesmente relações de bom cliente ou boca a boca para manter ou melhorar as receitas. Possibilidades de comercialização de um produto ou serviço aparentemente crescem a cada dia, e manter o controle de todas essas avenidas díspares de marketing não é uma tarefa fácil. É por isso que o conceito de gestão de canal tornou-se tão predominante no mercado.
Idealmente, a gestão de canais vai organizar todas as maneiras possíveis que um negócio pode alcançar o cliente. Enquanto não há nenhuma maneira simples para atacar esta tarefa, a idéia geral é melhorar não só a comercialização, mas também o próprio processo de distribuição. Comunicação entre empresa e cliente é simplificada por este processo, e um relacionamento contínuo é forjado, se feito corretamente. Métodos podem ser diferentes, mas que é o objetivo final do processo.
Corretamente avaliar cada um dos canais de vendas distintos é um aspecto chave deste processo. Um negócio deve determinar exatamente o que quer de cada canal e as contas individuais dentro desses canais, tanto em termos de alcançar clientes e mantê-los. Deve também claramente definir o quadro para cada um desses canais e ser consistente dentro dele. Identificar o segmento da população afectada por cada canal também ajuda a determinar os melhores produtos para vender para os canais e a melhor maneira de comercializar esses produtos.
Se for feito efetivamente, gestão de canais permitirá que o negócio atender às necessidades dos clientes dentro de cada canal específico. Comunicação direta com os clientes em cada canal é de extrema importância. Uma vez que este é alcançado, o negócio terá uma idéia melhor que ternos melhores estratégia de marketing a base de clientes, promoções, publicidade através de todas as mídias e diretas ao cliente, que envolva ou de merchandising. Embora as técnicas podem variar de um canal para o canal, a estratégia global deve sempre marca o negócio consistentemente ao longo de todos os sectores.