O que é Marketing de produto?

Marketing de produto é um termo aplicado a qualquer uma das tarefas que estão associadas com o processo de comercialização de um produto para clientes potenciais e existentes. Isto está em contraste com a gestão de produto, que é concernido com as etapas usadas no desenvolvimento de bens e serviços à venda e o arranjo do processo de produção que culmina no produto acabado. Marketing de produto é, muitas vezes, a primeira etapa na segmentação de um mercado consumidor específico e avaliar o nível do mercado de interesse no produto. Dentro do processo global de marketing, marketing de produto é visto como o primeiro do que é conhecido como os quatro Ps do processo de comercialização. Junto com o produto, os conceitos de precificação, lugar e promoção todos estão envolvidos na criação de uma campanha publicitária eficaz e focado. Grande parte do trabalho envolvido com produto de marketing na verdade estabelece as bases para o restante do processo de comercialização. Isto é porque a maioria dos dados necessários para determinar um preço negociável, identificar locais viáveis para vender o produto, e como atingir o consumidor certo é coletado durante o fase de comercialização do produto.
Ao desenvolver uma estratégia de marketing de produto, o fabricante irá refletir sobre questões muito específicas a fim de iniciar o processo com sucesso. Uma consideração é a natureza dos produtos que serão oferecidos como parte da campanha. Uma vez que a natureza dos produtos é estabelecida, o próximo passo é determinar quais grupos de consumidores são mais propensos a comprar os produtos. Em situações onde há mais de um grupo viável de consumidores alvejado, não é incomum desenvolver uma hierarquia, com base no escopo antecipado de interesse ou o tamanho do grupo-alvo.
Comercialização do produto também irá abordar os meios pelo qual os produtos serão disponibilizados para os consumidores. Isso significa avaliar diferentes opções para a distribuição do produto, incluindo o uso de recursos on-line. Como os dados são montados em um formato coerente e lógico, então é possível abordar essas questões de quanto cobrar pelo produto. Os dados coletados serão também produzir importantes pistas sobre onde vender o produto e, finalmente, como para educar os consumidores sobre a existência do produto e finalmente atrair os grupos de consumidores desejado se comprometer com uma compra.
Dependendo da cultura do fabricante, o processo pode ser visto como um seguimento ao ciclo de gestão de produto, ou como a primeira fase do processo de marketing global. Várias idéias sobre apenas como produto de marketing encaixa o esquema maior da operação são defendidas em setores diferentes, embora as tarefas gerais e conceitos associados com o processo de comercialização do produto podem ser identificados usando outros termos. Em qualquer encarnação, esta fase da estratégia de marketing só é bem sucedido quando cada elemento necessário é considerado de uma forma lógica e fornece as informações que o ajudarão a fazer a campanha de marketing abrangente, focada e lógico.