O que é Marketing disfarçado?

Também conhecido como buzz marketing ou marcação de discrição, marketing secreto é uma abordagem de marketing que é usada para atrair o interesse dos clientes sem fazer os consumidores cientes de que eles estão sendo submetidos a uma abordagem de marketing. Este processo baseia-se fortemente sobre os conceitos básicos de marketing viral, uma estratégia que envolve espalhar a palavra sobre um bem ou serviço de uma pessoa para outra. Muitas vezes, a abordagem é um pouco baixa chave, não parece ter uma grande quantidade de envolvimento direto com o produtor do produto e pode até mesmo incluir a distribuição de amostras grátis para os clientes-alvo. Há muitos exemplos de marketing disfarçado em uso hoje. Uma abordagem comum é contratar os serviços de uma personalidade pública respeitada, como um artista. Então, o artista é visto pelo público em geral usando os bens ou serviços produzidos pela empresa, mas sem qualquer tipo de discurso de vendas tendo lugar. A artista pode oferecer para compartilhar o produto com outras pessoas em seu social ou círculos de negócios e pode até mesmo oferecer um testemunho dos benefícios derivados da utilização do produto. Essa abordagem funciona muitas vezes com base sobre o relacionamento que já existe entre o artista e os consumidores interessados. Desta forma, marketing secreto tem mostrado uma capacidade bastante consistente para produzir vendas ao longo do tempo.
Outro exemplo de marketing secreto é o endosso de um indivíduo de determinados bens ou serviços para os outros que fazem parte da sua rede social. Isto pode incluir amigos, familiares, colegas de trabalho, vizinhos ou alguém com quem o indivíduo interage de vez em quando. A idéia é que pelo menos alguns desses contactos será intrigado o suficiente para experimentar os produtos por si mesmos. No caso de também encontrarem os produtos benéficos, por sua vez compartilharão o zumbido ou a boa com o povo que entra em contacto com em uma base regular. Esta aproximação ao marketing pode ser extremamente eficaz em termos de atingir os consumidores que tendem a ser sobre a guarda quando se trata de comerciais de televisão, solicitações de e-mail ou splashy anúncios em revistas e jornais.
Um dos benefícios do marketing secreto é que pode ser uma maneira extremamente eficiente para atingir o consumidor. Supondo que o esforço é iniciado corretamente, e os produtos são de alta qualidade e considerado acessíveis, o potencial desta estratégia é virtualmente ilimitado. Porque marketing secreto confia pesadamente sobre relacionamentos e o estabelecimento de confiança entre as pessoas, é capaz de atingir os consumidores que não podem ser facilmente seduzidos pelos métodos mais agressivos e convencionais.
Como qualquer estratégia de marketing, marketing secreto pode ser abusado. Quando isto ocorre, o processo muitas vezes é referido como isca de barata. Essencialmente, isso significa que os esforços foram feitos para enganar os consumidores para gostar do produto, tornando um produto parecem ser algo que não é. Isso pode incluir a exagerar os atributos do produto, ou fazer reivindicações para a sua eficácia que simplesmente não são suportadas pela evidência disponível.