O que é Micromarketing?

Micromarketing é um tipo de estratégia de marketing que tem a ver com segmentação de clientes específicos dentro de um nicho de mercado. A abordagem, muitas vezes, usar muitas das estratégias que são empregadas em marketing de destino, em geral, em que o comerciante terá em conta atributos específicos que definem o cliente-alvo para além de outros tipos de clientes. Uma das principais diferenças é que o alvo ou nicho de marketing procura se concentrar em alcançar um determinado grupo de consumidores dentro desse mercado, enquanto micromarketing requer personalizar métodos de marketing para atingir um cliente específico. Com micromarketing, a abordagem exige conhecer as necessidades do cliente , gosta, e não gosta muito bem. Isto torna mais fácil para corresponder ao consumidor com os produtos ou serviços que estão sendo oferecidos. A abordagem é muitas vezes bem sucedido porque o cliente recebe um sentido de ser importante para o comerciante e vê os esforços para conectar como sendo em um nível mais pessoal, e não um problema geral.
As pequenas empresas costumam usar micromarketing como um meio de estabelecimento e crescimento de um cliente base com uma área geográfica delimitada. Por exemplo, uma pequena cadeia de supermercado com lojas em três cidades diferentes poderia ir com a abordagem mais comum de transportar o mesmo produto em cada loja. Com uma abordagem micromarketing, cada loja levaria um grupo central de produtos frescos, mas aumentá-la com outros produtos que é de particular interesse para os consumidores que frequentam as lojas individuais.
Um outro exemplo de micromarketing é encontrado dentro do setor imobiliário. Um corretor de imóveis local que desenvolve uma reputação de trabalhar com propriedades dentro de uma faixa de preço específica tipicamente também entender as necessidades e desejos dos compradores potenciais que podem pagar casas dentro dessa faixa de preço. A partir daí, o corretor de imóveis vai olhar para as necessidades individuais e desejos de um cliente específico dentro desse maior demográfica e procuram ajudar esse cliente encontrar uma casa que atende às necessidades e como muitos dos desejos quanto possível, enquanto ainda incidindo sobre casas que a cliente pode pagar.
De todas as abordagens de marketing, micromarketing é possivelmente o mais pessoal de todas as abordagens. Indo além do foco mais apertado de marketing de nicho, esta estratégia vai todo o caminho para o consumidor individual dentro desse nicho de mercado, e estabelece uma relação de trabalho que é susceptível de funcionar quando outras abordagens menos pessoais ficam aquém. Enquanto as pequenas empresas têm usado essa técnica básica muito antes do termo foi cunhado nunca, muitas grandes empresas agora também tentar utilizar esta abordagem para construir vínculos mais fortes com seus clientes que acabará por beneficiar todos os interessados.