O que é o equilíbrio de mercado competitivo?

Equilíbrio de mercado competitivo é um conceito econômico detalhando a relação que existe entre a demanda dos consumidores e a oferta dos produtores. A certa altura, alimentação igual a demanda e formas, o ponto do preço para um determinado bem ou serviço, e este ponto é conhecido como equilíbrio. Se houver alterações nos níveis de oferta ou demanda, o ponto de preço vai subir ou cair em conformidade com estas mudanças, até o equilíbrio é atingido mais uma vez. O conceito de equilíbrio de mercado competitivo baseia-se em um mercado livre, com muitas empresas vendendo mercadorias em uma tentativa para os lucros, em oposição a um monopólio com uma empresa de controle de produção ou um mercado controlado por um governo centralizado. Os mercados livres são aqueles mercados económicos, onde uma multidão de produtores criar bens e serviços para as pessoas a comprar. Os consumidores nestes mercados têm escolhas sobre bens que compra e a que preço eles são confortáveis, pagando por esses produtos. Toda esta atividade resultará em um ponto onde os níveis de preços estabilizar de acordo com oferta e demanda. Neste ponto, o equilíbrio de mercado competitivo é alcançado.
A maneira mais fácil de ver quão competitivo equilíbrio de mercado é alcançado é estudar um gráfico mostrando os níveis de produção de um determinado produto, os preços em que são vendidos e a procura pelos consumidores deste produto. Linhas no gráfico representando a oferta e a procura podem subir e descer dependendo das alterações de preço. Em algum momento, essas linhas irão interceptar, resultando no equilíbrio entre oferta e demanda.
Alterações nos níveis de oferta e demanda podem afetar o equilíbrio de mercado competitivo. Por exemplo, um aumento súbito da demanda para um determinado produto fará com que as empresas a aumentar a produção para atender a demanda em excesso. Para lidar com os custos do aumento da produção, as empresas irão disparar os preços do produto. Em um determinado nível, os preços mais elevados manterá os consumidores da compra e exigir cairá, deixando o excesso de oferta. Os preços vai cair de volta para baixo, até um novo equilíbrio é atingido.
Essa relação harmoniosa entre a oferta e a procura só existe em um marekt competitivo. Como resultado, equilíbrio de mercado competitivo não será alcançado em um mercado que não tem concorrência perfeita. Qualquer economia onde a produção e os preços são definidos por um governo centralizado carece de equilíbrio. Além disso, um mercado dominado por uma ou poucas empresas não terá equilíbrio, em grande parte porque as empresas dominantes terá mais vantagem para definir pontos de preço que os consumidores devem aceitar.