O que é preços predatórios?

Preços predatórios são uma prática em que uma empresa tenta ganhar o controle de um mercado cortando seus preços a níveis bem inferiores dos concorrentes, para que os concorrentes sair do negócio, porque eles não podem coincidir com esses preços, ou eles não podem sustentar baixou os preços, porque lhes falta capital. Esta tática é ilegal em muitas regiões do mundo, embora possa ser muito difícil provar que uma empresa é realmente envolvente em preços predatórios. Alguns economistas têm sugerido que esta prática é em grande parte teórica, e que muito poucas companhias acoplaram na verdade nele. Para utilizar preços predatórios como uma ferramenta de negócios, uma empresa tem de ser forte o suficiente para tomar uma perda por um período prolongado de tempo sobre os produtos que está vendendo a baixo custo. Muitas empresas não têm o apoio financeiro para fazer isso, o que pode fazer esta tática uma aposta arriscada. As empresas também devem contar com a suposição de que os concorrentes não retornará ao mercado uma vez que os preços são levantados para níveis mais normais.
Esta prática funciona em um número de maneiras. Preços predatórios normalmente mantém novos concorrentes fora do mercado, porque eles não esperam para coincidir com os preços artificialmente baixos que foram criados, e a prática também dirige as empresas existentes fora do mercado através de uma redução de preços além de ponto o que eles podem combinar. Em alguns casos, uma empresa pode conduzir a outras empresas fora do negócio e então adquirir suas instalações, empregados, e/ou equipamentos para impedi-los de voltar para a indústria.
Um dos exemplos clássicos usados para ilustrar preços predatórios é que, de um cadeia de café, que abre em frente de uma loja de café de propriedade local. Teoricamente, os preços em ambas as lojas devem ser semelhantes, porque as despesas base para café, pastelaria e outros produtos será semelhantes. No entanto, a cadeia pode contar com seu apoio empresarial para suporte e tomar a decisão para reduzir radicalmente os preços, atrair clientes para suas instalações e eventualmente conduzir a competição fora do negócio.
Os críticos da teoria preços predatório argumentam que empresas que parecem estar envolvido nesta prática são realmente apenas competindo abertamente e justa no mercado. No exemplo acima, por exemplo, o cadeia do café não está fazendo nada ilegal, é só fazer uma decisão de negócios calculado para capturar mais da quota de mercado, contando com os recursos tem que apoiá-lo através de vários meses em que a renda pode ser um pouco menor do que o desejado.