O que é responsabilidade corporativa?

Responsabilidade corporativa é uma avaliação das atividades que uma corporação pode ser responsabilizada legalmente por em tribunal. Nos termos da lei, pessoas individuais são consideradas responsáveis por suas ações, mas uma corporação é uma entidade, não uma pessoa, tornando-se um pouco mais desafiador para tomar decisões sobre responsabilidade legal para as corporações. A lei em termos de responsabilidade corporativa varia em todo o mundo e alguns críticos afirmaram que ele tornar-se significativamente diluiu em algumas regiões, como resultado de pressões de corporações que querem evitar a responsabilidade legal. Responsabilidade pode ser um tópico de discussão em casos civis e criminais. Debates sobre responsabilidade corporativa envolvem situações quando as corporações podem ser consideradas a culpa para as atividades de seus empregados, incluindo as ações e omissões. As corporações têm agentes humanos, quem podem ser responsabilizados por coisas como fraude, violações ambientais e outras atividades que violam a lei. Funcionários individuais também podem ser trazidos em tribunal, se eles são diretamente responsáveis por violações da lei.
Se uma empresa é responsável, ele pode enfrentar multas e danos. Isso ocorre comumente com situações como violações das normas ambientais, onde as agências de governo aplicar multas em empresas que poluem ou cometem outras infrações ambientais e em casos de responsabilidade de produto onde as pessoas são feridas ou mortas por uma corporação vende alguma coisa. É possível que figuras-chave envolvidos em uma corporação podem ser responsabilizadas em tribunal e condenadas à pena em alguns casos, como pode ser visto quando os executivos conspiraram para cometer fraude. Nestes casos, no entanto, não é a própria corporação que é responsável, mas os empregados individuais que cometeu o crime.
Uma das razões pelas quais as pessoas incorporam é porque eles querem limitar a sua responsabilidade, aproveitando-se da forma como a lei lida com a responsabilidade corporativa. Os governos reconhecem que penalizar uma corporação com multas e outras medidas pode ter o efeito de punir as pessoas que são inocentes, como acionistas e funcionários. Isso deve ser pesado ao chamar uma corporação conta para práticas de negócios e outras atividades.
Lei de responsabilidade pode tornar-se extremamente complexa. Os advogados que se especializam neste tópico são geralmente chamados em casos onde a responsabilidade corporativa está em causa para garantir que todos os aspectos de um caso são considerados, enquanto as decisões são tomadas sobre como prosseguir com isso. Os governos concordam que algumas verificações são necessários sobre as atividades das corporações para proteger o público em geral, seus acionistas, seus funcionários e o ambiente, mas que estabelece os limites de que a responsabilidade pode ser um desafio.