O que é um anúncio de rádio?

Um anúncio de rádio é um tipo de comercial criado para o meio de transmissão de rádio. Tipicamente 30-60 segundos de duração, anúncios de rádio muitas vezes dependem de pistas áudio memoráveis, como jingles ou frases, para agarrar a atenção do público. Com um baixo custo de produção e a capacidade de direcionar a demografia específica através da seleção de estação, um anúncio de rádio pode ser uma excelente maneira de passar a palavra sobre um produto ou empresa. Publicidade de rádio começou na década de 1920, como radiodifusão tornou-se cada vez mais uma característica da vida cotidiana. Durante este tempo, anúncios de rádio, muitas vezes tomou a forma de patrocínios, onde uma empresa pagaria parte dos custos de produção para um programa de rádio em troca de anúncios regulares ou referências para seus produtos. Locutores lia muitas vezes propagandas com scripts para seus patrocinadores durante os intervalos do programa principal. Nos tempos modernos, locutores de rádio ainda anunciam patrocínios, mas a maioria da publicidade rádio é feita através de spots de rádio produzidos ou comerciais que são inseridos a transmissão durante os intervalos.
Um anúncio de rádio precisa ser capaz de agarrar a atenção de outras atividades. Desde que as pessoas tendem a ouvir o rádio enquanto eles estão dirigindo, em linha, ou em uma sala de espera, anúncios de rádio precisam ser atraente o suficiente para desviar a atenção a actividade principal do ouvinte. Um jingle memorável, ou uma canção curta, pode ser utilizada em um anúncio de rádio para esta finalidade. Jingles são tipicamente muito fácil de lembrar e contêm referências ao produto ou empresa envolvida no anúncio.
Um outro elemento usado frequentemente em um anúncio de rádio é um script de diálogo-pesado. Considerando que os comerciais de TV tendem a confiar em recursos visuais para chamar a atenção do observador, um anúncio de rádio deve usar sagacidade, memoráveis linhas ou frases de efeito para atrair o interesse de um ouvinte. Scripts de rádio, muitas vezes, assumir a forma de conversas entre duas pessoas que fazem referência ao produto ou empresa sendo anunciados. Slogans são muitas vezes trabalhou no diálogo, para que o ouvinte faz uma conexão subconsciente entre o slogan e o produto.
Uma das principais razões para fazer um anúncio de rádio é o custo-efetividade. Os custos de produção para um anúncio de rádio são muitas vezes uma fração de um orçamento para mesmo o anúncio de televisão menor, como anúncios de rádio não precisa se preocupar com a iluminação, efeitos especiais, maquiagem, figurino ou qualquer um dos outros elementos visuais necessários para um anúncio de TV. Além disso, uma vez que as estações de rádio tendem a ter uma programação alvo demográfico, anunciantes podem escolher as estações susceptíveis de fornecer o melhor público para seus produtos.