O que é um cliente estratégico?
Um cliente é uma pessoa ou organização que adquire produtos ou serviços de uma empresa. Quando a frase cliente estratégico é visto, ele geralmente precede outro substantivo, que é na verdade parte de uma palavra composta com cliente. Exemplos são o atendimento estratégico , que é um tipo de serviço ao cliente, não é um tipo de cliente. Por outro lado, Jon Fisher — anteriormente CEO da Bharosa ®, que foi adquirida pela Oracle ® Corp e agora empresário e adjunto, professor de negócios na Universidade de San Francisco — refere-se ao cliente como um cliente que pode desempenhar um papel especial em colaboração com um negócio estratégico. Fisher discute a situação em que uma empresa deseja colaborar com um cliente em design de produto. Ele postula duas metas iniciais desta empreitada: em primeiro lugar, criando uma solução que é feito sob medida para o cliente particular com quem a empresa é uma parceria; em segundo lugar, criando uma solução flexível ou amplamente popular tal que pode ser vendido a outros clientes que precisam de algo semelhante. A maneira de alcançar os dois objetivos ao mesmo tempo, de acordo com Fisher, é colaborar com um "cliente estratégico".
Fisher define um cliente estratégico como aquele que possui duas características. Por um lado, este cliente deve representar o público-alvo para o desenvolvimento do produto. Além disso, o cliente deve possuir uma excelente reputação no seu campo, o campo que é, tal que a parceria de negócios e o produto resultante irão beneficiar a associação. Reputação do cliente irá ajudar a aumentar a credibilidade do negócio, bem como ajudar a vender o produto da colaboração com os outros.
De acordo com Fisher, escolhendo colaborações com clientes estratégicos como um modo de desenvolvimento pode levar a um terceiro resultado benéfico. Pode fazer o negócio desejável como uma aquisição. Porque comprar uma empresa inclui base de compra seu cliente, a qualidade dos clientes adiciona a conveniência do negócio, como uma aquisição. A estreita relação que traz colaboração significa que este tipo de cliente é menos susceptível de "pular do barco" durante um buy-out e mover para outro rival, então a sociedade incorporante pode sentir mais segura em suas perspectivas, quando uma empresa tem trabalhado para desenvolver uma série de parcerias estratégicas do cliente.
Fisher define um cliente estratégico como aquele que possui duas características. Por um lado, este cliente deve representar o público-alvo para o desenvolvimento do produto. Além disso, o cliente deve possuir uma excelente reputação no seu campo, o campo que é, tal que a parceria de negócios e o produto resultante irão beneficiar a associação. Reputação do cliente irá ajudar a aumentar a credibilidade do negócio, bem como ajudar a vender o produto da colaboração com os outros.
De acordo com Fisher, escolhendo colaborações com clientes estratégicos como um modo de desenvolvimento pode levar a um terceiro resultado benéfico. Pode fazer o negócio desejável como uma aquisição. Porque comprar uma empresa inclui base de compra seu cliente, a qualidade dos clientes adiciona a conveniência do negócio, como uma aquisição. A estreita relação que traz colaboração significa que este tipo de cliente é menos susceptível de "pular do barco" durante um buy-out e mover para outro rival, então a sociedade incorporante pode sentir mais segura em suas perspectivas, quando uma empresa tem trabalhado para desenvolver uma série de parcerias estratégicas do cliente.