O que é um cliente estratégico?

Um cliente é uma pessoa ou organização que adquire produtos ou serviços de uma empresa. Quando a frase cliente estratégico é visto, ele geralmente precede outro substantivo, que é na verdade parte de uma palavra composta com cliente. Exemplos são o atendimento estratégico , que é um tipo de serviço ao cliente, não é um tipo de cliente. Por outro lado, Jon Fisher — anteriormente CEO da Bharosa ®, que foi adquirida pela Oracle ® Corp e agora empresário e adjunto, professor de negócios na Universidade de San Francisco — refere-se ao cliente como um cliente que pode desempenhar um papel especial em colaboração com um negócio estratégico. Fisher discute a situação em que uma empresa deseja colaborar com um cliente em design de produto. Ele postula duas metas iniciais desta empreitada: em primeiro lugar, criando uma solução que é feito sob medida para o cliente particular com quem a empresa é uma parceria; em segundo lugar, criando uma solução flexível ou amplamente popular tal que pode ser vendido a outros clientes que precisam de algo semelhante. A maneira de alcançar os dois objetivos ao mesmo tempo, de acordo com Fisher, é colaborar com um "cliente estratégico".
Fisher define um cliente estratégico como aquele que possui duas características. Por um lado, este cliente deve representar o público-alvo para o desenvolvimento do produto. Além disso, o cliente deve possuir uma excelente reputação no seu campo, o campo que é, tal que a parceria de negócios e o produto resultante irão beneficiar a associação. Reputação do cliente irá ajudar a aumentar a credibilidade do negócio, bem como ajudar a vender o produto da colaboração com os outros.
De acordo com Fisher, escolhendo colaborações com clientes estratégicos como um modo de desenvolvimento pode levar a um terceiro resultado benéfico. Pode fazer o negócio desejável como uma aquisição. Porque comprar uma empresa inclui base de compra seu cliente, a qualidade dos clientes adiciona a conveniência do negócio, como uma aquisição. A estreita relação que traz colaboração significa que este tipo de cliente é menos susceptível de "pular do barco" durante um buy-out e mover para outro rival, então a sociedade incorporante pode sentir mais segura em suas perspectivas, quando uma empresa tem trabalhado para desenvolver uma série de parcerias estratégicas do cliente.