O que é um perfil de cliente?

Perfis de clientes são descrições detalhadas de cada cliente de uma empresa. Perfis desse tipo desenvolvem-se, às vezes, antes do estabelecimento de uma relação de trabalho entre as duas entidades, permitindo que a equipe de vendas identificar e solucionar as necessidades específicas e quer do cliente durante o processo de vendas. Uma vez que o cliente formalmente é um cliente da empresa, detalhes adicionais são adicionados para o perfil do cliente, tornando mais fácil para o negócio de construir um relacionamento longo e duradouro com cada cliente. Um perfil do cliente básico, que se refere ao direcionamento de uma empresa específica como cliente, irá incluir informação fundamental sobre o nome das negócio, o endereços e informações de contato para sua sede corporativa. Um perfil incluirá também os nomes dos oficiais-chave e gestores, bem como quaisquer outros empregados que são considerados os tomadores de decisão. O perfil muitas vezes irá incluir dados sobre o tipo de indústria do cliente e pelo menos alguns dados sobre a situação financeira da empresa. Toda esta informação pode ser inestimável para os vendedores como eles procuram encontrar maneiras de atingir as pessoas certas dentro de uma organização, iniciar contatos, cultivar o interesse e, finalmente, ganhar o negócio do cliente em perspectiva.
Uma vez que a relação básica é estabelecida com o cliente, o perfil do cliente muitas vezes é expandido para incluir outros dados relevantes para manter e reforçar a relação entre as duas entidades. A natureza exata dos dados muitas vezes dependerá do tipo de indústria que o cliente está associado, a estrutura da operação de negócios do cliente e a cultura interna que mantém o cliente. Por exemplo, o fornecedor pode localizar e manter informações sobre os aniversários de cada um dos principais contatos dentro da empresa cliente e acrescentar que os dados do perfil do cliente, tornando possível reconhecer esses eventos de qualquer maneira que é considerada adequada pelo cliente.
Uma das melhores maneiras de garantir que um perfil de cliente continua a ser uma ferramenta valiosa é atualizar as informações em uma base regular. Isso significa garantir informações publicadas sobre a atual situação financeira do cliente, observando as alterações relativas a propriedade, oficiais e principais contatos e ficar a par dos projectos novos, como o lançamento de uma nova linha de produtos, o que o cliente está se preparando para iniciar. Este tipo de dados aumenta as chances de antecipar as necessidades do cliente, cultivando o relacionamento com novos membros da organização de forma oportuna e possivelmente melhorar o relacionamento em geral já existente entre cliente e fornecedor.