O que é um quadro de competência?

Um quadro de competências é um documento que identifica as habilidades necessárias para realizar um trabalho dentro de uma organização. O objetivo principal de um quadro de competência é claramente identificar e comunicar as habilidades que um funcionário precisa para prosperar em um trabalho. Uma vez definido um quadro de competências, funcionários podem ser avaliados com base em como eles se conheceram esses requisitos de competência. Os componentes de competência do quadro serão diferente para cada posição. Este tipo de estrutura é semelhante a um perfil de competência, exceto identifica apenas o conjunto de habilidades necessário para a realização de um trabalho e não identificar competências individuais do empregado dentro de um perfil. Um perfil de competência irá identificar os níveis de competência de funcionário além de listar as competências necessárias. Quadros de competência são utilizados na gestão de desempenho, que geralmente é tratada por um departamento de recursos humanos (RH). Eles contêm informações semelhantes àquelas encontradas em uma descrição de trabalho típico.
Habilidades listadas dentro de um quadro de competência são, muitas vezes, em relação ao desempenho passado do funcionário para incentivar a melhoria no trabalho para o empregado. Competências que requerem o empregado melhorar constantemente incluem a tomar iniciativa e aprendizagem. Ao projetar uma estrutura para avaliar a competência de trabalho, é importante equilibrar habilidades específicas referentes ao trabalho com as competências gerais que levam ao sucesso em qualquer trabalho.
Departamentos de recursos humanos normalmente lidar com tudo relacionado a recursos humanos em uma organização, o que significa que eles são responsáveis por tudo relacionado com os trabalhadores. Comunicação no local de trabalho, contratar e demitir todos abrangidos pelo âmbito de aplicação dos recursos humanos. Quando a gestão empresarial precisa se comunicar uma mensagem aos empregados, farão para o departamento de RH para retransmitir a mensagem.
É importante para um trabalhador de HR projetar uma estrutura de competência definir as competências específicas o suficiente para um empregado se concentrar em uma área de melhoria. Por exemplo, se um trabalho requer boa higiene e um funcionário tem mau hálito, o quadro de competência deve exigir que todos os funcionários realizando essa posição mantenham boa respiração. Isso é mais susceptível de afectar a melhoria de competências específicas e positivo do que um requisito geral para uma boa higiene que não define o que uma boa higiene significa.
Criação de quadros que incentivam ambos melhoria de habilidades gerais e específicas pode ajudar os funcionários a introduzir melhorias de competência. Concentrando-se guias de quadro de competência muito de perto sobre o desempenho nível de habilidades e talentos trabalho específico pode frustrar um empregado que tem dificuldade para aquisição de competências numa área individual, mas rotulagem competências amplamente pode deixar um empregado confuso sobre como melhorar os resultados no seu âmbito de competência. Um quadro equilibrado de competências pode incluir a avaliação de desempenho de habilidades usadas no trabalho, mas também irá avaliar o desempenho geral, incluindo a atitude e habilidade na comunicação interpessoal.