O que é uma análise de lacunas de qualidade?

Uma análise de lacunas de qualidade é uma técnica de gestão em que o desempenho medem-se as normas estabelecidas pela empresa contra os níveis reais de desempenho que estão sendo entregues. Identificando estas lacunas, empresas podem fazer o que eles precisam para melhorar o desempenho. Realizar uma análise de lacunas de qualidade é um método eficaz de manter o controle de muitos aspectos de um negócio, incluindo os níveis de serviço aos clientes e a qualidade do produto. Tal análise geralmente requer contato com clientes para obter seus comentários e depois quantificar os resultados de uma forma que torna mensurável. As empresas muitas vezes são julgadas por seus clientes, pelo mercado e pela sua concorrência. As melhores empresas, no entanto, também tomar muito cuidado para julgar seus próprios níveis de desempenho. Ao fazer isso, podem ficar em cima de áreas problemáticas e focar os pontos fortes que podem ter. Em termos de identificar áreas de fraqueza, para que eles podem ser retificados, não pode haver nenhum método melhor de usar do que uma análise de lacunas de qualidade. É uma ferramenta de negócios extremamente útil e versátil.
A teoria simples por trás de uma análise de lacunas de qualidade afirma que cada empresa deve definir parâmetros para o desempenho em cada aspecto de suas operações de negócios. Muito poucas empresas têm cada faceta sempre a trabalhar no topo de suas expectativas. Como resultado, as lacunas são criadas entre o que uma empresa quer entregar e o que ele é na verdade a conseguir. Uma análise de lacunas pode identificar esses lapsos de qualidade para que podem ser tomadas medidas para corrigir os maiores problemas.
Existem diferentes lacunas que podem ser resolvidas com uma análise de lacunas de qualidade, muitos deles tendo a ver com como os clientes percebem um negócio. Uma análise de lacunas do serviço mede todas as áreas onde uma empresa pode não estar entregando um excelente serviço para sua clientela. Por outro lado, uma análise de lacunas do produto está focada em produtos reais sendo oferecidos aos clientes e se esses produtos são satisfatórios.
Em muitos casos, um gráfico, identificando as diferentes classes de desempenho é usado em uma análise de lacunas de qualidade. Através da marcação de determinados níveis de desempenho, gerentes podem identificar melhor quais níveis que desejam alcançar. Através de pesquisa de marketing, eles então descobrem como são próximas a esses níveis. Dar valores numéricos para os diferentes níveis permite que gerentes de apresentar as informações como estatísticas quantificáveis. Todos esses esforços ir em direção a identificar qualquer insatisfação de clientes podem ter com uma empresa, que deve ser evitada a todo custo em qualquer ambiente de negócios.