O que é uma empresa subsidiária?

Em termos legais, uma empresa é um grupo de indivíduos que formaram uma associação para realizar, continuar ou caso contrário, envolver-se em uma empresa industrial ou comercial. Existem diferentes tipos de empresas, e alguns incluem uma holding, uma sociedade anônima, uma sociedade de responsabilidade limitada, uma empresa de confiança, uma empresa-mãe e uma companhia subsidiária. Uma empresa subsidiária — o significado genérico da filial é ser subordinado — é uma empresa que é controlada ou de propriedade de outra empresa. A empresa que possui ou controla a subsidiária é chamada uma empresa-mãe. Existem vários tipos de relacionamento que uma empresa subsidiária pode ter com uma empresa-mãe. Um tipo de relacionamento, a empresa-mãe é uma holding, significando que sua principal função é controlar outras empresas ao invés de se envolver em negócios de sua própria. A empresa detém a maioria das ações da subsidiária. Se a empresa possui todas as ações, em seguida, a filial é uma subsidiária integral.
A organização de uma empresa-mãe e uma companhia subsidiária difere de uma fusão, em que a empresa que é propriedade é submerso em identidade e estrutura societária da empresa compra. A comparação entre uma filial e uma empresa mesclada traz outro dado sobre esses tipos de empresas que distingue esse relacionamento de fusão: uma empresa subsidiária pode ser criada, ao invés de comprados. Outra distinção importante é no papel dos acionistas da empresa adquirida. Enquanto a aprovação dos acionistas é necessária para a fusão, não é necessária quando a empresa torna-se uma subsidiária pela compra de uma participação de controlo na mesma.
A formação de uma empresa subsidiária pode ser benéfico para uma corporação multinacional que quer adaptar seu negócio funcionar dentro dos parâmetros legais do país específico. Formar uma subsidiária é frequentemente menos caros do que a fusão. Além disso, uma subsidiária retém sua marca, que podem ter valor insubstituível do mercado, e manter uma filial em vez de mesclagem pode limitar a responsabilidade em um empreendimento arriscado devido à separação da identidade corporativa.