O que é uma estrutura de mercado?

Estrutura de mercado refere-se à natureza de um mercado e examina as suas características, incluindo clientes, custos e a concorrência. Geralmente, os mercados são divididos em quatro tipos de estrutura: oligopólio, monopólio, concorrência perfeita e monospony. Monopólio, oligopólio e monospony são tipos de concorrência imperfeita que existem em contraste com a estrutura de mercado de concorrência perfeita. Estruturas de mercado são usadas por comerciantes e economistas para fazer previsões sobre o futuro econômico de uma empresa ou mercado. Concorrência perfeita também pode ser chamada de concorrência pura. O ambiente de concorrência perfeita é teorizado que para ser um que cria o menor preço para o consumidor. Em um sistema de concorrência perfeita, cada comerciante pode entrar no mercado livre. Há um número de compradores e vendedores oferecendo essencialmente o mesmo produto engajar-se em guerras de preços e a tentativa de oferecer o menor preço para o consumidor.
Oligopólio é uma estrutura de mercado que envolve um número relativamente pequeno de vendedores no mercado que pode controlar o preço dos seus bens. Quando um oligopólio resulta em conluio, ou acordos secretos, entre as empresas participantes, o resultado pode ser controle de preços. Um exemplo de um oligopólio bem conhecido seria a indústria de gasolina, em que apenas algumas empresas dominam o mercado em tem a oportunidade de colaborar para controlar os preços. Um oligopólio geralmente forma o custo de entrar em um negócio é alto ou porque concorrentes ricos dominam o mercado com um orçamento de promoção de produto grande.
Um monopólio é uma estrutura de mercado em que uma empresa tem tudo do mercado, ou quase tudo. Embora muitas vezes é visto como uma condição de estrutura de mercado forçada, um monopólio não sempre tem que ser causada por práticas competitivas desagradáveis; às vezes pode acontecer por si só. Quando um monopólio acontece porque todos mais fornecer um produto ou serviço tem saído do negócio, isto é chamado um monopólio natural. Um monospony é uma condição de mercado em que há um comprador com muitas opções, oferecendo o mesmo produto ou serviço. Nesses casos, o comprador tende a ter mais poder, porque o negócio é vital para o vendedor.
Mudanças na tecnologia e negócios podem transformar a estrutura de mercado de uma indústria. O mercado oligárquico que abriga a indústria fonográfica viu uma transformação com o advento dos computadores domésticos, tendo a tecnologia de gravação simples, combinada com o desenvolvimento da Internet. Anteriormente, o alto custo dos equipamentos, desenvolvimento e promoção de gravação deu o controle da indústria fonográfica sobre o mercado de música. Com tecnologia nova, mais barata, um hobby de gravação Internet-esclarecido com algum dinheiro extra pode construir uma base de fãs e conseguir dinheiro para seu trabalho sem a ajuda de uma gravadora ou contrato.