O que é uma estrutura organizacional Divisional?

Uma estrutura organizacional divisional ocorre quando uma empresa se divide suas operações em três divisões principais. As três divisões principais deste tipo de estrutura organizacional é o produto, mercado e geográficos. As subcategorias adicionais caem sob cada uma das três divisões principais da estrutura organizacional. Quando uma empresa produz diferentes produtos ou serviços, os funcionários da empresa podem ser agrupados de acordo com estes produtos ou linhas de serviço. Por exemplo, uma empresa que produz produtos de higiene pode ter uma linha de desodorantes, uma linha de cremes dentais e uma linha de shampoos e condicionadores. A empresa organizaria os empregados para que cada linha de produto tem um conjunto completo de empregados.
Com essa estrutura, a divisão de pasta de dente incluem vários empregados. A linha de pasta de dente teria seu próprio conjunto de pessoas de operações. Ele também iria conter seu próprio conjunto de comercialização empregados, funcionários de vendas e profissionais de finanças. Esta é uma prática comum em empresas baseadas em produtos que oferecem várias linhas ou marcas. Um bom exemplo de uma empresa de vida real que opera desse modo é Proctor & Gamble.
Além de linhas de produtos, uma estrutura organizacional divisional pode também colaboradores do grupo de acordo com as regiões ou áreas onde a empresa vende. Essa estrutura é mais estreitamente relacionado com as porções de vendas das organizações, gota a gota em outras áreas da empresa. Por exemplo, um provedor de serviço de TV a cabo que abrange todo o estado da Flórida pode dividir suas divisões de vendas por região: Norte, Central e do Sul, por exemplo.
A opção final para uma estrutura organizacional divisional é pelo mercado. Neste caso, o mercado refere-se ao mercado público ou alvo para o produto ou serviço. Isto é o povo que a empresa está tentando comprar o produto ou serviço, ou quem está comprando o produto ou serviço. Por exemplo, uma empresa que vende serviços para um grupo de consumidores e um grupo de empresas pode dividir e organiza as operações em um mercado consumidor e um mercado de negócios.
Dividindo em mercados permite à empresa concentrar os seus esforços. Por exemplo, os esforços para uma base de consumidores de marketing vai ser completamente diferente do que a uma base de negócios. As necessidades, desejos, desejos e mais também são diferentes dependendo da diferença nos mercados. Configurando a empresa com este tipo de estrutura organizacional divisional permite que a empresa atender às necessidades de cada cliente com base no mercado que eles caem.