O que é uma organograma funcional?

Um organograma exibe em um formato gráfico, as funções de cada posição na empresa e o nome do funcionário que preenche o papel. Organogramas podem ser montadas em vários formatos. Um desses formatos é por função, que organiza as posições dentro da empresa, o objectivo do emprego ou posição. A hierarquia da empresa é disposta dentro do organograma. Cada nível hierárquico representa uma peça do puzzle ou da estrutura da organização que a empresa precisa operar eficazmente e eficientemente. Colocando os níveis da empresa em uma organograma funcional, permite que o criador do gráfico atribuir funções precisas e claras para cada departamento da empresa e a cada indivíduo que trabalha em cada departamento. Ele permite que o espectador do organograma funcional ver facilmente as posições no negócio e que propósito específico ou a função de cada área cumpre.
Pode parecer como se um organograma funcional é separada em departamentos, como marketing, recursos humanos, operações, vendas e pesquisa e desenvolvimento. É precisamente como funcionam esses tipos de estruturas organizacionais. Dedica um aspecto do negócio para um departamento inteiro, para que o departamento de marketing e as funções dentro do departamento de marketing todo o trabalho para o objetivo comum de promoção e marketing da empresa.
O benefício de organizar uma organograma funcional é que torna simples para todos os empregados que trabalham para a empresa a entender. Este tipo de estrutura também foca o objetivo ou a finalidade da função, função ou departamento para ser claro e preciso para aqueles que trabalham dentro e fora do departamento.
Em outras palavras, os funcionários trabalhando no departamento de marketing sabem e compreendem o seu papel na empresa. Dentro do organograma funcional, também pode haver subcategorias ou subespecialidades que caem dentro da função. Usando o departamento de marketing, um funcionário pode se concentrar no marketing de impressão, enquanto outro concentra-se em marketing de mídia social. Funcionários individuais no departamento de marketing podem mesmo foco em um produto específico ou a linha de produtos.
A principal desvantagem com uma organograma funcional é que ele pode criar linhas divisórias entre departamentos e funcionários. Em vez de todos trabalhar para o objetivo comum de tornar a empresa bem sucedida, a mentalidade "que não é meu trabalho" pode rastejar nas mentes dos empregados. Por sua vez, isso pode causar um conflito entre os departamentos.