O que é uma recessão Global?

Uma recessão global é uma recessão econômica experimentada em uma escala global. Estas podem ocorrer mais facilmente nos tempos modernos, porque as economias de muitos países são interdependentes. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o crescimento económico em todo o mundo total de menos de 3% constitui uma recessão global. Devido à globalização, recessão econômica doméstica pode se espalhar para outros países. Por exemplo, a recessão do final da década de 2000 começou nos Estados Unidos e se espalhou para muitas outras nações industriais. O Fundo Monetário Internacional foi criado após a segunda guerra mundial para supervisionar a cooperação económica global e fornecer empréstimos a países em dificuldades financeiras. Ainda joga um líder um papel na economia global. É difícil definir uma recessão económica, mas o FMI tem usado uma definição particular há anos: uma recessão global significa crescimento global de menos de 3%. Crescimento económico global pode ser medido simplesmente por totalizando o produto interno bruto de todos os países.
A razão pela qual uma taxa positiva de crescimento seria preocupante é duplo. Primeiro de tudo, crescimento absoluto positivo pode significar crescimento per capita negativo se a população está a aumentar bastante. Em segundo lugar, é raro que emergente economia de mercado — como os de muitos países pobres — exibir estatísticas de baixo crescimento. Portanto, o crescimento positivo destas economias em desenvolvimento pode ofuscar o crescimento negativo das economias mais industrializadas.
Uma recessão global é mais provável de ocorrer no mundo moderno do que no passado. Há agora uma economia "global" em que as fronteiras nacionais, muitas vezes não significativamente afectam o comércio. O economista americano Thomas Friedman definido globalização como a integração de tecnologias dentro de um sistema de mercado livre, mercados, Estados-nação e finanças. É esta globalização que pode trazer as recessões locais à escala global.
Por esta razão, uma recessão global normalmente não emerge de muitas causas independentes. Pelo contrário, suas origens muitas vezes pode ser atribuídas a um determinado tempo e coloque no mundo. Este é o caso da recessão do final da década de 2000.
Em 2007, uma crise nos Estados Unidos sistema bancário ocorreu que ameaçava causar o colapso de muitas instituições financeiras grandes. O governo dos EUA reagiu por afiançar para fora os bancos com empréstimos a juros baixos e tomar outras medidas. Este foi rapidamente seguido por semelhantes crises e respostas ao redor do mundo. Outro resultado foi uma queda nos preços de ações globais e um abrandamento económico geral. Devido a sua escala global, a recessão do final da década de 2000 é frequentemente considerada a pior crise económica desde a grande depressão.