O que faz uma agência de proteção do consumidor?

Uma agência de proteção do consumidor é, tipicamente, uma agência do governo que impõe a lei de defesa do consumidor em uma determinada jurisdição. Dependendo da jurisdição política, a agência de proteção do consumidor pode ter o poder de investigar possíveis violações da lei de defesa do consumidor, participar de atividades educativas para informar o público sobre as leis de proteção do consumidor e em alguns casos, supervisionar o licenciamento de profissionais. Em alguns casos, uma agência de proteção do consumidor também pode recolher as queixas dos consumidores em matéria de experiências com empresas da área e pode fazer esta informação disponível para outros interessados. Em muitos lugares, as leis de proteção do consumidor protegem os interesses dos consumidores contra as empresas que podem se envolver em práticas fraudulentas ou exploração. Em situações onde um consumidor acredita que ele tenha sido defraudou, ele pode ser direcionado para fazer um relatório com uma agência de proteção do consumidor. Um ou mais relatórios contra o negócio podem resultar no início de uma investigação sobre as operações de negócios. Dependendo do resultado da investigação, bem como a legislação local, a Agência pode abrir um processo contra esse negócio, forçá-lo a parar de fazer negócios ou suspender as licenças profissionais realizadas pelos negócios, seus proprietários ou seus funcionários. Em casos particularmente flagrantes de violações da lei do consumidor, a agência de proteção do consumidor pode incentivar a apresentação de acusações criminais contra os principais proprietários de um negócio.
Dependendo da natureza de uma lei de defesa do consumidor, uma agência de proteção do consumidor pode desenvolver diretrizes para sua aplicação. Periodicamente, a agência de proteção do consumidor pode rever estas diretrizes para sensibilizar as empresas e os consumidores como certos tipos de negócios são mais apropriadamente transacionados. A agência de proteção do consumidor pode solicitar entrada pública como desenvolve estas orientações.
Órgãos de defesa do consumidor muitas vezes levar a um forte papel na prestação de serviços educacionais ao general público. Estes podem incluir campanhas de conscientização dos consumidores sobre questões de fraude típico consumidor, guias de compra de bens de consumo ou contratação de serviços ao consumidor e notificações aos consumidores sobre os seus direitos em matéria de dívida e crédito relatar problemas. Nos Estados Unidos, a Federal Trade Commission (FTC) disponibiliza uma biblioteca significativa de informação sobre questões de direito e comportamento do consumidor. Além disso, a FTC também auxilia as empresas no desenvolvimento de práticas de negócios, fornecendo materiais educativos direcionados a empresários.
Nos Estados Unidos, órgãos de defesa do consumidor são frequentemente responsáveis pela emissão de licenças de prática profissional e o comércio. Além de estabelecer e aplicar critérios de licenciamento profissional ou comercial, estas placas de licenciamento também exerçam acção disciplinar contra profissionais e comerciantes que violam padrões éticos e profissionais. Eles também podem tentar trabalhar com profissionais que são alvo de queixas dos consumidores, na tentativa de resolver o problema do consumidor, bem como auxilia o profissional ou tradesperson melhorar suas práticas de negócios.