O que são programas de retenção de clientes?

Programas de retenção de clientes são programas projetados para incentivar os clientes existentes para manter os clientes. No mundo dos negócios, é um fato bem conhecido que custa muito mais para obter um novo cliente do que para manter os clientes existentes. Como tal, é essencial para manter os clientes existentes feliz e retornando para a marca ou empresa, oferecendo diversos programas de retenção e benefícios. Programas de retenção de clientes são muito comuns com as empresas de TV a cabo, empresas de telefonia celular, empresas de serviços de satélite e outras empresas que recebem pagamentos mensais dos clientes. Para essas empresas, é extremamente importante manter seus clientes, como cada cliente fornece um fluxo constante de dinheiro. Como tal, quando os clientes ligar para cancelar, eles geralmente são direcionados para um cancelamento especial ou assistência técnica de retenção que tem autoridade para oferecer-lhes inúmeros incentivos, tais como serviço de televisão premium grátis, um desconto em suas contas mensais, ou outros incentivos para manter um cliente.
Programas de retenção de clientes são igualmente importantes, quando um cliente tem uma reclamação sobre o serviço. Ter um negativo encontro ou experiência com uma marca pode causar um cliente alternar lealdades. Como tal, as empresas podem tentar oferecer incentivos ou outros benefícios aos clientes que se queixam ou quem experiência atendimento pobre para manter ou reconquistar sua lealdade. Por exemplo, um cliente que envia uma carta de reclamação é comumente enviou cupons para um produto de substituição gratuita, dinheiro de volta ou algum outro tipo de pedido de desculpas e oferecendo atrair essa pessoa a permanecer um cliente da empresa.
Há também a retenção de clientes, programas projetados para manter os clientes felizes feliz e projetado para fazer valer um cliente enquanto permanecer leais de marca. Por exemplo, muitas empresas oferecerão diversos incentivos para a compra de um certo número de produtos. Uma loja de sub, por exemplo, pode oferecer para dar a um cliente seu décimo sub livre depois que ele compra nove submarinos. A empresa então lhe dará um cartão ou outro item de manter um registo do número de visitas que ele tem e fornecerá o item grátis para recompensar sua fidelidade.
Programas de retenção de cliente são importantes no negócio para uma empresa manter seu cliente base. Funcionários e representantes de serviço ao cliente podem ser treinados sobre métodos de retenção de clientes, quando um cliente chama com comentários ou reclamações. Departamentos de marketing também podem desenvolver e elaborar programas de retenção ou fidelização em conjunto com outros esforços de marketing.