Quais são os diferentes modelos de comunicação empresarial?

As comunicações de negócios assumem a forma de comunicação interna ou externa comunicação. Comunicações internas ocorrem entre colegas ou gerência e os funcionários, enquanto as comunicações externas ocorrem entre a empresa e seus clientes, fornecedores e os meios de comunicação. Existem vários modelos diferentes de comunicação empresarial, baseado nas teorias apresentadas por peritos de comunicações ao longo dos anos. Estes incluem o modelo de Shannon e Weaver, modelo de Lasswell modelo Newcomb e modelo do Berlo dos cinco sentidos. Shannon e Weaver concebeu um dos modelos mais comuns de comunicação empresarial, que data de 1948 quando Claude Elwood Shannon e Warren Weaver co-autor de um livro sobre a abordagem matemática para comunicação. O modelo funciona no pressuposto de que oito elementos-chave são necessários para a comunicação ocorra. Estes incluem a fonte de mensagem, a codificação ou formato da mensagem, a mensagem propriamente dita e o canal pelo qual a mensagem é transmitida. Ruído ou interferência pode estar presentes que pode distorcer a mensagem antes ou ao atingir o receptor, ou a pessoa a quem se destina. O receptor então tenta a decodificação da mensagem e uma vez que ele ou ela oferece feedback, o loop é encerrado e comunicação ocorreu.
Um dos modelos mais simples de comunicação empresarial foi identificado pelo cientista político Harold Lasswell na década de 1940 e é amplamente adotado no negócio. O modelo descreve um processo que consiste em quatro componentes, que são o alto-falante, assunto, ouvinte e canal. Teoria de Lasswell foi que para a verdadeira comunicação ter tomado o lugar, ele deve produzir um efeito, e isto se resume no amplamente citada frase "Quem diz o que em qual canal a quem com que efeito." Isto é particularmente relevante no ambiente de negócios, onde as instruções ao pessoal são comuns e habilidades de comunicação desempenham um papel importante.
Modelo de Newcomb de comunicação centra-se sobre a finalidade social da comunicação e da maneira em que ele sustenta as relações entre as pessoas. Ele mostra a mensagem como sendo menos importante do que a interação entre o emissor e o receptor. Um dos modelos mais comuns de comunicação empresarial, modelo de Newcomb é visto mais nos métodos informais de comunicação usado em pequenas empresas, em vez do corporate-speak encontrado em grandes empresas.
Modelos mais complexos de comunicação empresarial incluem a teoria apresentada por David K Berlo, que leva em conta a importância dos cinco sentidos no processo. Berlo acredita-se que o significado da comunicação não estava presente na mensagem, mas na interpretação da mensagem pelo receptor. A interpretação é influenciada pela presença dos cinco sentidos, que ajudam o receptor identificar nuances no significado. Este modelo afeta as comunicações de negócios, enfatizando a necessidade de ser muito claro sobre a mensagem e usar técnicas de comunicação estabelecidos, para evitar interpretações imprecisas que podem levar a erros caros.