Quais são os diferentes tipos de economia de mercado?

Uma economia é o ambiente central onde indivíduos comprar, vender ou trocar bens e serviços. Existem muitos tipos de economias, tais como local, mercado e de comando, entre outros no meio. Os diferentes tipos de economia de mercado incluem mercado orientado, emergente e livre mercado. Economias orientadas para o mercado estão apenas começando ou misturado com um planejador central; os mercados emergentes tendem a ser abertura para libertar os princípios de mercado; e as economias de mercado livre são economias estabelecidas com pouca ou nenhuma intervenção do governo. Maioria dos tipos de economia de mercado pode atravessar essas fases em algum momento. Economias de mercado tendem a iniciar uma vez que a economia local começa a crescer. Por exemplo, um sistema de permuta, ou um onde existe uma economia comunal, pode mover-se para uma economia orientada para o mercado. Estes tipos de economia de mercado também ocorrem onde existe um forte governo central. Mesmo que um sistema de economia de mercado está no lugar, o governo ou outro agente central controla os recursos, na distribuição e no uso. Princípios de mercado estão ainda em jogo, embora nem sempre os indivíduos — se alguma vez — têm a capacidade de agir em seus próprios interesses, por razões económicas.
Economias de mercado emergentes começam a organizar-se em uma forma maior. Muitos países jovens podem ter diversos mercados pequenos, locais que se envolver em transações econômicas. Uma economia de mercado emergente começa quando todos estes mercados menores combinam e a nação começa a crescer e a aumentar as suas possibilidades. A proteção da propriedade privada é tipicamente uma peça central de uma economia de mercado emergente. Aqui, os indivíduos são capazes de manter as recompensas que eles ganham de actividades económicas, dando-lhes a capacidade de melhor para si e suas famílias.
Os mercados livres são a situação final entre os diferentes tipos de economia de mercado. Nesta etapa, os indivíduos e a nação em que a economia existe agir em seus próprios interesses, que são princípios chaves para expandir internacionalmente. A nação normalmente definir normas para o comércio — tanto as importações e exportações — com outros países a fim de expandir. Através dessas ações, a economia continua a crescer e oferece serviços e produtos de baixo custo. Embora o nível superior das economias de mercado, ainda há espaço para o crescimento e expansão.
Economias de mercado normalmente caem sob os princípios do ciclo de negócios. Estes estágios são crescimento, pico, contração e calha. Cada economia move através destes estágios em algum momento. O comprimento e a frequência, no entanto, depende dos tipos de economia de mercado no país.