Qual é a análise de valor do cliente?

Análise de valor do cliente (CVA) é uma abordagem aos consumidores que envolve apresentar o valor do valor dos produtos empresas aos consumidores. Considerada um elemento-chave no processo de gestão de lealdade do cliente, a idéia é identificar quaisquer fatores que possam motivar os consumidores alvo para ver a qualidade desses produtos, com preços atraentes para aumentar essa percepção de valor. Enquanto este processo é mais comumente usado em configurações para as empresas, o mesmo conceito geral pode ser usado por empresas para aumentar a quota de mercado com grupos específicos de consumidores. Uma das ferramentas utilizadas em uma análise de valor do cliente é a pesquisa de clientes. O objetivo da pesquisa é proporcionar aos clientes a oportunidade de compartilhar seus pensamentos sobre determinados bens ou serviços oferecidos pela empresa, juntamente com comentários e críticas que poderiam ser usadas para ajudar a melhorar algum aspecto do produto. Dados coletados usando esta ferramenta de satisfação do cliente podem influenciar a natureza do próprio produto, ou possivelmente têm um impacto sobre as técnicas de marketing e vendas, usadas para apresentar esses produtos para clientes novos e potenciais. Como um bônus, este processo de marketing de satisfação do cliente ajuda a aumentar o relacionamento com os clientes, que apenas auxilia no aumento da fidelização dos clientes.
Outro benefício da análise de valor do cliente está a ganhar uma melhor compreensão de como os clientes fazem uso dos produtos, e como eles veem o custo em relação a esses usos. Isto às vezes pode ajudar uma empresa que oferece qualidade média mercadorias para obter insights sobre por que uma empresa que oferece um produto superior pode comandar preços mais elevados e ainda capturar mais quota de mercado. Nesta perspectiva, uma análise de valor do cliente não é para reforçar o conceito da empresa de si mesmo, mas o incentivo para melhorar e empurrar os limites de qualidade enquanto continua a oferecer produtos que os consumidores vão ver como sendo preço eqüitativamente.
Ao projetar uma análise de pesquisa de cliente, existem alguns pensamentos chaves para manter em mente. Idealmente, a estrutura irá evitar fraseado perguntas de uma forma que torna possível para os clientes fornecer respostas simplistas que revelam muito pouco. O uso de várias respostas de escolha, fornecendo escalas e permitindo que as oportunidades para os clientes a comentar e oferecer mais detalhada entrada em pontos estratégicos durante a pesquisa é muito importante. Fazendo assim ajudará a aumentar a quantidade de detalhes obtidos a partir do esforço e chumbo para uma análise de valor do cliente que produz resultados mais abrangentes e úteis.