Qual é o papel do produto no Marketing Mix?

O papel de produto do mix de marketing é um dos componentes-chave que possibilita todo o processo de conectar com os consumidores e gerando vendas. Juntamente com o preço, local e promoção, o produto fornece o valor final para o cliente e serve como a única razão para o esforço de marketing. Quando o bem ou serviço envolvido é de alta qualidade e possui o tipo certo de recursos para atrair a atenção dos consumidores, o potencial para o sucesso é bastante reforçado. Há vários aspectos do produto no mix de marketing que deve ser considerado a fim de aproveitar ao máximo este componente específico. A função do produto é o aspecto mais importante. Simplesmente colocar, se o produto não fornece a funcionalidade que está sendo alegada, os consumidores em breve ficará longe do produto e nenhuma quantidade de promoção ou preços competitivos vai fazer um impacto na fungibilidade do bem ou serviço. Ao mesmo tempo, se o produto atende ou excede as expectativas do cliente em termos de desempenho, há uma boa chance de que as vendas do bem ou serviço irá progredir rapidamente. Características do produto também desempenham um papel significativo na colocação do bem ou serviço para venda em lojas de varejo, em que os clientes-alvo podem ser encontrados.
Outro aspecto chave do produto no mix do mercado é a serviços auxiliares, incluídos com o bem ou serviço em si. Isto pode ser na forma de uma garantia associada com o produto, ou algum tipo de suporte e atendimento ao cliente garantido após a venda. Estes benefícios adicionais podem ir um longo caminho para ajudar a forma as estratégias de promoção utilizadas com o produto, bem como possibilitar a comandar um preço melhor.
A embalagem também impacta o papel de produto do mix de marketing. Normalmente, a embalagem deve ser atraente para que ele vai pegar os olhos dos consumidores. Ao mesmo tempo, a embalagem deve ser fácil de usar, em que a forma é fácil de transportar e pode ser aberto com relativamente pouca dificuldade. A embalagem também pode ser crucial para o aspecto de promoção do mix, desde o exterior do pacote pode incluir informações importantes sobre o que o produto pode ser usado para, bem como quaisquer recomendações para armazenamento e outros aspectos importantes.
O papel de produto do mix de marketing é fundamental para o esforço de marketing inteiro. A menos que o produto tem os mesmo recursos e funções para atrair clientes, é embalado em uma maneira que é atraente e vem junto com uma quantidade razoável de serviço após a venda, até mesmo os melhores esforços para promover e colocar o produto nas lojas da direita em preços do competidor irá provavelmente resultar em vendas pífias, na melhor das hipóteses. Só por ter um produto que é de alta qualidade e pode ser promovido e colocado em seus méritos o mix de marketing realmente funcionará a melhor vantagem.