Qual é o processo de gestão de vendas?

Todas as empresas com fins lucrativos têm um produto ou serviço para vender. As empresas existem para fazer vendas. O processo de gestão de vendas monitora e mede a capacidade de cada membro do pessoal para apoiar as vendas ou fazer a venda real para os clientes. Uma estratégia eficaz de gestão de vendas inclui o estabelecimento de metas, fornecendo suporte de vendas e treinamento, criando ou atualizando a estratégia de vendas e resultados de monitoramento. O processo de gestão de vendas pode incluir metas para funcionários individuais, departamentos e toda a empresa. Estas normas devem ser discutidas com a equipe. Isso inclui a comunicar objetivos atualizados com base no desempenho, a economia e o ambiente competitivo.
Uma vez que os objetivos foram estabelecidos, o processo continua, fornecendo ferramentas e treinamento para alcançar aqueles objetivos. Isso pode incluir informações detalhadas sobre produtos, público-alvo e estratégia de vendas da empresa. Formação eficaz não é uma ocorrência única. Formação contínua é necessária para garantir o sucesso.
Gerentes de vendas, normalmente, monitorar resultados para determinar se o atual processo de vendas está trabalhando. Esta revisão deve incluir todo o processo das vendas, de tomar a ordem de entrega ao serviço de acompanhamento. Prestação de contas deve ser incluída em qualquer processo de gestão de vendas bem sucedida.
Se os objetivos não estão sendo atendidos, o gerente de vendas precisa determinar onde qualquer problema mente e oferece uma solução. Poucas vendas podem ser o resultado de um produto inferior, não-competitiva de preços, fabricação ou entregar atrasos, problemas de serviço ao cliente ou funcionário edições. O gerente de vendas geralmente vai contar com vários departamentos, incluindo produção, atendimento ao cliente e marketing, para encontrar a raiz de todos os problemas.
Juntamente com outros gerentes de departamento, o gerente de vendas deve analisar se o produto é competitivo e é entregue no horário. Se o produto não é o problema, o gerente deve garantir que o treinamento e suporte adequado foram fornecidos durante o processo de gestão de vendas. O gerente de vendas também pode trabalhar em estreita colaboração com o departamento de marketing para certifique-se de que o produto está sendo anunciado eficazmente ao público-alvo correto.
Se todo o produto, treinamento e questões de marketing estão descartadas como a origem de um problema, o gerente de vendas deve rever a capacidade de pessoal do vendedor para fazer o trabalho. O gerente pode fornecer mais formação ou treinar pessoal para ajudar o vendedor a alcançar objetivos declarados. Se treinamento adicional ou treinamento não é eficaz, o gerente de vendas pode decidir encerrar o empregado.
Por outro lado, gerentes de vendas também devem ser conscientes de que está trabalhando no processo de gestão de vendas, para que o sucesso pode ser duplicado. Gerentes de vendas precisam saber quais os produtos que estão vendendo, que tipo de trabalho, técnicas de vendas e devem solicitar o feedback dos clientes. Esta informação pode ser compartilhada com toda a equipe de vendas.
Também é importante incluir um programa de reconhecimento para os melhores artistas no processo de gestão de vendas. Funcionários que atendem ou excedem as metas geralmente querem sentir apreciado por um trabalho bem feito. Vários incentivos como bônus em dinheiro, um escritório maior, folga ou viagens podem ser usados para mostrar gratidão. Tais programas de recompensa podem ajudar uma empresa reter seus melhores funcionários e mantê-los de se mudar para um concorrente.