Que fatores afetam produto percepção?

Percepção de produto é um termo que é usado para identificar a maneira que os consumidores pensam e, finalmente, respondem a diferentes tipos de bens e serviços, particularmente certas marcas desses produtos. A maioria das empresas que tentará uma grande quantidade de tempo e recursos para garantir que os actuais e potenciais clientes tenham uma percepção positiva dos bens e serviços que eles vendem, desde que essa percepção terá um impacto direto sobre se ou não os consumidores realmente comprar esses produtos. Há um número de fatores que podem afetar a percepção do produto, incluindo questões como a qualidade geral, a eficácia de marketing e publicidade esforço e a quantidade de confiança da marca que está associada com os produtos. Uma das maneiras mais eficazes de percepção do produto de forma é efetivamente usar várias estratégias de marketing e da publicidade que buscam construir a percepção certa na mente dos consumidores potenciais. A natureza da publicidade usada vai depender muito das características que define os mercados de consumidores alvo e procurará realçar os benefícios associados com o produto que são susceptíveis de ter um apelo especial aos consumidores. Muitas vezes, essa estratégia faz com que os consumidores cientes do produto e incita suficiente interesse e reconhecimento que uma percentagem apreciável dos consumidores vai tentar o produto para ver por si mesmos, se isso faz jus às promessas consta a cópia do anúncio.
Para manter e aumentar a percepção do produto, é imperativo que os consumidores encontrar o produto de qualidade aceitável. Desde que as expectativas baseiam-se frequentemente o que é aprendido com o esforço de publicidade, as empresas devem certificar-se de todas as reivindicações feitas para o produto são factuais. Supondo que o consumidor encontra o produto em conformidade com as expectativas definidas pela publicidade, há todas as chances que a percepção do produto será reforçada e possivelmente levar à obtenção de um cliente recorrente.
Associação com uma marca reconhecida é também um factor que afecta a percepção do produto. Isto é particularmente verdadeiro quando a empresa pretende lançar um novo produto. Por exemplo, se um produtor conhecido eletrônica escolhe para expandir a linha de produtos oferecidos pela adição de computadores portáteis para as linhas existentes de equipamento de som e televisores, os consumidores que reconhecem e confiam na marca será mais prováveis que pelo menos considerar o potencial dos laptops. Ao longo dos anos, muitas empresas tem lançado novas linhas de produtos e fez grande uso de reconhecimento de marca para ganhar um público para os novos produtos, em última análise, pavimentando o caminho para esses produtos corresponder às expectativas do cliente e se tornar rentável.