O que é um especialista de contratos?

Especialista em contratos públicos é alguém que tem dedicado um tempo significativo e esforço para se tornar uma especialista em aquisições no assunto. Existem dois tipos de contratos, um candidato pode especializar-se em: eletrônico e tradicional. Aquisição ou compra é o processo de encontrar bens ou serviços para um negócio a um preço aceitável que atenda a necessidade do negócio. Actividade todos os de aquisição de conduta de negócios, mas o custo total, eficiência e eficácia deste aspecto da operação varia amplamente. Quase todos os especialistas de aquisição tenham concluído o programa de educação do Procurement Association of America ® (PAA) para se tornar um profissional certificado de contratos (CPP ®). Admissão a este programa requer uma combinação específica de experiência de educação e trabalho. A maioria dos candidatos ter concluído com êxito, graus ou diplomas em administração de empresas, contabilidade ou Finanças. A diferença entre um título ou diploma superior é menos importante do que a experiência de trabalho relevante, como os dois tipos de educação são aceitos pelo PAA ®.
Experiência de trabalho que é valiosa para um especialista de contratos é muito centrada em contratos públicos. Para um especialista que é focado em contratos tradicionais, experiência em terceirização estratégica, negociação de contatos, lance de concurso, e processos relacionados é muito importante. A expectativa é que esta experiência é no mais alto nível. Alguém que participou do processo, mas não era responsável não terá a experiência necessária para ser considerado um especialista.
Nos contratos eletrônicos, o campo é ligeiramente mais focado. O candidato pode ser esperado para ser muito bem informados sobre a implementação, customização e suporte de uma ferramenta específica, mas geralmente não deverá estar familiarizado com vários pacotes de contratação pública electrónica. A experiência deve ser no nível de consultor de gerente ou sênior do projeto. Atuação como analista de negócios ou assistente em um projeto de implementação não fornece suficiente amplitude de experiência para se tornar uma especialista em contratos públicos.
As tarefas que um especialista de contratos pode ser esperado para executar incluem serviços de consultoria, avaliação profissional e aconselhamento e gerenciamento de projetos. Este tipo de papel é aquele que tem evoluído ao longo do comprimento de uma carreira longa e bem sucedida na contratação pública. Os candidatos que têm menos de 15 anos de experiência de trabalho na obtenção de um nível superior não teria o plano de fundo para atender às expectativas do cliente.
Avaliar as habilidades de um especialista de contratos é bastante complexa, devido à própria natureza da posição. Olhe para alguém que tem um sólido currículo de experiência de compras e verifique suas referências. Há um número de maneiras de alcançar o sucesso na contratação pública, e ética nos negócios desempenham um papel muito grande neste campo. Aproveite o tempo para descobrir como eles obtiveram os seus maiores sucessos e decidir se essa abordagem é apropriada para a sua empresa.