Como faço para escrever um Relatório de Análise de Negócios?

Um relatório de análise de negócios é tipicamente uma revisão em profundidade sobre um tema, departamento ou segmento específico do mercado. Seu formato pode variar com base em muitos fatores. Escrever esse tipo de relatório significa a inclusão de um sumário executivo, a introdução do estudo, metodologia e explicação seguida de uma revisão de estatísticas e conclusão. Cada relatório muitas vezes tem comprimentos diferentes para cada seção. O público-alvo também pode ser um fator no relatório de análise e como ele explica o material estudado. Um sumário executivo é tipicamente um breve comunicado que explica os aspectos vitais do relatório. Um relatório de análise de negócios é muitas vezes um documento longo e detalhado, que inclui informações de muitas perspectivas. A alta gerência ou outros executivos muitas vezes têm pouco tempo para ler esses relatórios inteiras de uma só vez. O sumário executivo - escrito após o trabalho foi concluído - apresenta uma sinopse rápida sobre os principais aspectos do relatório. O resumo deve ser de cerca de uma página e excluir o uso pesado de tabelas ou estatísticas.
Após o sumário executivo, o relatório deve começar com uma introdução normal. Um relatório formal do negócio normalmente tem um parágrafo curto para introduzir o propósito do estudo. Um artigo baseado academicamente pode ter alguns parágrafos que explicam o estudo e referência outras obras que influenciam o relatório atual. A introdução deve fazer alguma referência à forma como os pesquisadores conduziram o estudo. Um breve olhar para hipóteses ou expectativas também podem ser incluídos aqui.
Todos os relatórios têm tipicamente uma metodologia de pesquisa utilizada para ajudar a preparar e analisar informações no relatório. Os pesquisadores precisam explicar os métodos utilizados para avaliar determinadas informações ou dados no relatório. Esta seção pode ser mais prevalente em um relatório de análise de negócios baseado academicamente, em vez de um documento interno da empresa. Se quadros estatísticos ou outros relatórios são significativos no relatório de análise, os pesquisadores muitas vezes necessidade de explicar o processo de coleta de dados e cálculos utilizados. Incluindo tabelas no documento é muitas vezes necessário para fornecer uma análise pictórica dos dados.
Todos os relatórios precisa de uma conclusão final. Um relatório de análise de negócios podem também incluir recomendações dos pesquisadores. Isso permite que os usuários de relatórios para entender como um terceiro iria corrigir ou alterar operações para melhorá-los. A conclusão pode também incluir efeitos a longo prazo de processos correntes ou o efeito de factores externos. De qualquer forma, o relatório de análise deve apresentar uma declaração final sobre a finalidade da análise de dados.