O que é análise de risco?

Análise de risco é um termo amplo usado em um número de diferentes configurações. Em cada caso, o termo refere-se a avaliação dos riscos potenciais inerentes a uma transação futura e a identificação de várias opções diferentes em como proceder. Muitas vezes, essas opções são projetadas para minimizar o risco enquanto a obter o máximo benefício, ou pelo menos encontrar maneiras de se proteger enquanto estiver a tomar o risco. No mundo dos negócios, análise de risco é uma das principais ferramentas utilizadas no processo de gestão de riscos. Dentro deste cenário, o negócio Olha como várias operações, campanhas, e expansões são susceptíveis de afetar a estabilidade financeira da empresa. Por exemplo, a análise pode dar uma olhada os custos de concepção, comercialização e fabricação de um novo produto ou serviço e pesar os custos contra o volume de vendas potenciais, quanto tempo vai demorar para recuperar o investimento inicial no novo produto, e qual o impacto da nova oferta terá sobre a imagem pública da empresa. Quando a análise de risco indica que todas ou a maioria dos fatores é favoráveis, a empresa avança com o lançamento do produto. Se não, cada um dos fatores de risco individuais são mais avaliados, com um olho de determinar se há alguma maneira de minimizar o risco e garantir a rentabilidade do projeto.
Quando se trata de crescimento de um negócio, análise de risco é uma parte importante de qualquer planejamento de negócios construtivo. A avaliação de negócios muitas vezes inclui compreensão ambos os riscos de manter a empresa em seu estado atual, bem como determinar o que poderiam acontecer se novas políticas, procedimentos ou linhas de produtos foram introduzidas na cultura empresarial. Tomar o tempo para se envolver neste nível de avaliação ajuda as empresas a evitar decisões precipitadas que podem repercutir longo termo que fazem uma grande quantidade de dano para os negócios.
Análise de risco não necessariamente se limita a compreensão do grau de risco financeiro envolvido. As empresas e organizações sem fins lucrativos, muitas vezes, envolver-se na avaliação de risco que se concentra principalmente na percepção do público. Porque uma percepção pública favorável ajuda qualquer organização para aproximar-se para o sucesso, mudanças nos planos de marketing, os esforços de relações públicas e estratégias de envolvimento da Comunidade são muitas vezes revistas antes de seu lançamento. A idéia é determinar se existe um risco de um impacto negativo sobre a imagem atual da entidade. Se a resposta for sim, o projeto proposto pode ser refeito ou completamente abandonado. Se a análise indica um risco extremamente baixo de danos à imagem pública, é provável que seguir em frente com requintes de poucos ou nenhum lugar.