O que é análise do concorrente?

Análise do concorrente é um termo de negócios usado para descrever pesquisando concorrentes primários e secundários. Tal análise ocorre quando uma empresa realiza estudos formais ou informais sobre o que seus concorrentes estão fazendo. Analisar os concorrentes pode ser útil para encontrar uma referência para a qualidade, para avaliar as ameaças e para determinar o potencial de crescimento. Cada empresa tem concorrentes. Estes podem ser concorrentes primários e secundários. Por exemplo, principais concorrentes do cinema são outras salas de cinema, enquanto seus concorrentes secundários podem ser cadeias de aluguel filme caseiro.
Analisar o comportamento dos concorrentes pode ser uma ferramenta vital para uma empresa. Análise do concorrente normalmente envolve olhar para os pontos fortes e fracos da concorrência. A análise pode ser uma análise em larga escala de toda a empresa ou pode ser uma análise mais focada, como uma análise competitiva apenas de estratégias de marketing.
Observar um concorrente também permite que um negócio para ver o que o concorrente está fazendo bem. A empresa pode determinar como incorporar algumas dessas estratégias bem sucedidas em seu próprio modelo de negócio. Idealmente, a empresa pode também aprender a fazer melhorias sobre as estratégias que incorpora.
Análise do concorrente também permite que uma empresa para ver os pontos fracos dos seus concorrentes. Isto pode fornecer a companhia com a oportunidade de usar esses pontos fracos para recrutar novos clientes ou para enfatizar sua superioridade. Por exemplo, se uma empresa realiza uma análise do concorrente e determina que o atendimento está faltando dentro da indústria, pode tout-se como a melhor opção para atendimento ao cliente, atraindo assim os clientes que estão cansados do serviço de má qualidade que estão recebendo.
Ameaças também podem ser facilmente e rapidamente identificadas através da análise do concorrente. Por exemplo, uma empresa pode ser capaz de ver que um dos seus concorrentes está a ganhar quota de mercado. Isso pode ser um fato importante, uma vez que a empresa pode adotar medidas para assegurar que não é forçado fora do negócio pelo crescimento do concorrente.
Finalmente, análise concorrente pode também ajudar uma empresa a determinar o potencial de crescimento. Ao observar o cliente todo base, incluindo aqueles que actualmente trabalham com as empresas concorrentes, uma empresa pode obter uma compreensão mais ampla do mercado. Isso pode permitir que a empresa a determinar o quanto ele pode expandir dentro desse mercado e a melhor forma de fazê-lo, dado o comportamento atual e a atividade dos seus concorrentes.