O que é Departamentalização?

Todas as grandes empresas têm vários departamentos. Estes departamentos são unidades especializadas que específica realizar funções para uma empresa. A maioria das organizações tem os departamentos funcionais de recursos humanos, contabilidade, vendas e tecnologia da informação. Departamentalização é o processo de agrupamento de atividades, clientes ou funções de trabalho em grupos especializados de uma organização para criar a melhor coordenação. Uma loja de departamento é uma boa analogia para como Departamentalização funciona na prática. Uma loja de departamento tem seções diferentes para materiais específicos ou de mercadorias. Cada seção é projetada em torno de um produto específico. Departamentalização de produto dentro de uma organização é semelhante a uma loja de departamentos. Uma empresa que fabrica vários produtos criará departamentos separados para cada linha de produto. Isto faz com que cada departamento da organização eficiente.
Algumas organizações segregam grupos da empresa por tipo de cliente. Isso é conhecido como Departamentalização de cliente. A indústria do cartão de crédito usa essa abordagem na gestão de crédito. Dentro de uma empresas de cartão de crédito, os clientes são categorizados como clientes de negócio, alta-crédito clientes ou clientes de alto risco. Essa abordagem permite que a empresa de cartão de crédito criar produtos e serviços baseados em um tipo específico de cliente, com especialistas nesse campo.
Departamentalização geográfica é a abordagem de negócio de quebrar uma organização em regiões do país ou do mundo. Maioria das grandes empresas internacionais usam essa abordagem. Por ter o serviço ao cliente disponível dentro de um determinado país ou região, produtos e serviços podem ser projetados para melhorar a experiência do cliente nessa área. Isso funciona bem para as empresas com os clientes de culturas orientais e ocidentais, como tipicamente têm expectativas diferentes.
Processo de Departamentalização é uma estratégia de negócios que é semelhante a uma linha de montagem. Criação de uma organização que as atividades de grupos com base em um fluxo de processo específico cria maior produtividade. Um bom exemplo de Departamentalização processo baseia-se em centros de serviço ao cliente. Os clientes normalmente são roteados por meio de unidades específicas, com base no produto e emissão. Estes poderiam incluir faturamento, defeitos, garantias ou queixas gerais.
Com o aumento das concentrações ao longo dos últimos Departamentalização de marca poucas décadas tornou-se também uma estratégia de gestão de clientes. A indústria hoteleira tem vários tipos de hotéis e cadeias que normalmente pertencem a uma organização mestre hotel. Estes variam de motéis low-end para resorts cinco estrelas, high-end. Esta versão marca de Departamentalização cria fidelização de clientes para a marca específica.
Uma das questões que as empresas enfrentam ao usar uma abordagem de Departamentalização está relatando para toda a organização. Em cada departamento, trabalhando como uma unidade independente, apresentando-se para a maior empresa torna-se difícil. Isso normalmente requer um processo de integração significativa.