O que é a diferenciação do produto?

Diferenciação do produto é o processo de identificar as distinções que existem entre bens e serviços que são destinados ao consumo pelo mesmo segmento do mercado consumidor. A idéia por trás dessa abordagem é, geralmente convencer os consumidores que um determinado produto é capaz de cumprir todas as funções associadas com a competição, mas para fazê-lo mais eficiente e, possivelmente, a um custo menor. Como parte do divulgando da qualidade superior do produto, a publicidade pode também identificar funções adicionais que pode fornecer o produto que não são oferecidas pelos produtos concorrentes. É importante notar que o processo de diferenciação do produto baseia-se fortemente sobre a criação da perspectiva desejada entre os consumidores. Embora não possa haver nenhuma diferença essencial entre as funções e qualidade de um determinado produto sobre os produtos oferecidos pela concorrência, a idéia é criar um sentimento entre os consumidores que há motivos convincentes para considerar um determinado produto mais desejável do que o resto. Uma série de táticas diferentes pode ser usada para criar esta percepção, enquanto continua a oferecer algum tipo de valor ao cliente novo incentivo.
Uma abordagem que é comum na diferenciação do produto é usar a embalagem que é percebida como sendo mais user friendly. Por exemplo, uma empresa de bebidas pode empacotar seus produtos em recipientes que são projetados para armazenar confortavelmente nas prateleiras construídas numa porta de geladeira padrão. Se os produtos concorrentes são de um tamanho e design que exigem que eles ocupam mais espaço nas prateleiras interiores do frigorífico, os consumidores que desejam aproveitar ao máximo o espaço disponível dentro do aparelho podem achar uma boa razão para comprar o que eles percebem que é um produto eficiente mais de espaço. Isto é particularmente verdadeiro se o consumidor percebe que este produto eficiente do espaço é de igual qualidade à competição e não é mais caro.
Às vezes, o processo de diferenciação do produto envolve a comercialização de um produto de uma forma que convence os consumidores, que pode ser usado em situações mais do que produtos concorrentes. Por exemplo, um copo limpo que é comercializado como não só limpar o vidro da janela mas também desinfecção de superfícies metálicas e bancadas da cozinha é susceptível de atrair a atenção dos consumidores que prefiro comprar um produto ao invés de comprar três produtos diferentes para gerenciar limpeza tarefas diferentes do agregado familiar. Enquanto outros produtos no mercado podem ser capazes de cumprir a mesma rodada de funções, apenas o produto que anuncia ativamente essas funções vai se destacar do resto.
Diferenciação do produto verdadeiro não envolve o uso de propaganda enganosa para atrair e manter clientes. A fim de manter essa base, o produto com sucesso deve viver até a publicidade e fornecer a cada valor de consumidores novo incentivo que é elogiado. O produto não deve cumprir essas reivindicações, os consumidores girará rapidamente sua atenção para outros produtos que podem satisfazer as suas necessidades.