O que é filantropia estratégica?

Filantropia estratégica é um conceito de negócio através do qual as empresas realizar atos de caridade e recebem benefícios financeiros indirectos destas acções. O processo geralmente envolve uma corporação engajar-se em algum tipo de parceria, para um projeto ou a longo prazo, com uma organização sem fins lucrativos. No processo de filantropia estratégica, a corporação é capaz de realizar uma boa para a sociedade por meio de seus fundos ou outros recursos para ajudar uma causa nobre. A vantagem tangencial dessa ação é que a consciência de marca da empresa é maior e o público pode formar uma associação positiva com a empresa, que podem ajudar os lucros da empresa no futuro. A maioria dos grandes corporações estão envolvidas com diferentes causas de caridade. Estas empresas podem ser importantes fontes de financiamento para organizações sem fins lucrativos, desde que as organizações sem fins lucrativos podem fornecer o tipo de financiamento que não seria capazes de garantir que em qualquer outro lugar. Enquanto uma empresa geralmente pode não precisar de qualquer outra razão para ajudar causas beneficentes, além de um simples desejo de ajudar, isso pode garantir alguns benefícios indiretos para sua linha de fundo no processo. Isso é onde o conceito de filantropia estratégica entra em jogo.
Para executar a filantropia estratégica, uma empresa deve formar algum tipo de relacionamento com uma organização sem fins lucrativos. Isso pode ocorrer simplesmente quando uma empresa doa dinheiro para causa a sem fins lucrativos da escolha. Uma corporação pode até ser mais diretamente envolvida com uma instituição de caridade, fornecendo recursos valiosos para a causa ou mesmo ter seus empregados voluntárianum em um evento. Em certos casos, uma empresa pode mesmo atacar um relacionamento a longo prazo com um grupo sem fins lucrativos, atuando como uma empresa patrocinadora.
Um dos aspectos mais importantes de marketing é o reconhecimento da marca, e filantropia estratégica é uma maneira excelente para as empresas a alcançar este objectivo. Reconhecimento da marca, basicamente, significa que, uma vez que um consumidor obtém o conhecimento de uma determinada empresa e fica confortável com isso, ele ou ela é mais propensos a comprar produtos ou serviços dessa empresa. Uma relação positiva com uma instituição de caridade digna pode certamente tranqüilizar os consumidores sobre uma empresa específica.
Como resultado, a filantropia estratégica realizada por uma empresa pode permanecer na mente dos consumidores quando eles têm de decidir entre alternativas diferentes para servir suas necessidades. Desta forma, não só a empresa ajudar uma causa nobre, mas o relacionado a causas de marketing por sua vez ajuda as vendas e lucros. As empresas têm para certifique-se de sempre colocar o benefício da caridade em primeiro lugar em tais acordos, senão o efeito sobre a percepção pública pode vir a ser o oposto do pretendido.