O que é gestão de emergência?

Gestão de emergência é o processo de criação e implementação de estratégias para gerenciar situações de emergência ou desastres. Os quatro princípios principais de gerenciamento de emergência são prevenção, mitigação, resposta e recuperação. Enquanto programas de gestão muitas vezes são mantidos em uma base governamental ou organizacional, eles também podem ser usados pelas famílias e pequenas comunidades a fim de melhor lidar com situações de emergência. Uma das primeiras chaves para lidar com uma emergência é a preparação para desastres. Para se preparar para uma emergência, uma equipe de emergência deve avaliar os potenciais problemas e definir planos em movimento que pode ajudar um clima melhor comunidade um desastre. Por exemplo, construir abrigos de furacão e estocando-os com água e produtos enlatados podem ser uma maneira de se preparar para um possível tornado. Financiamento de pesquisa visa o desenvolvimento avançado terremoto ou tecnologia de alerta de tsunami também poderia ser um meio de prevenção de desastres.
Atenuação refere-se às etapas de gerenciamento de desastres que reduzem o dano potencial de uma catástrofe. Na Califórnia terremoto-pesado, por exemplo, alguns governos locais ordenaram uns edifícios mais velhos para ser adaptado para suportar um terremoto, enquanto novos edifícios devem ser construídos de um terremoto-código seguro. Reduzindo os perigos que possam surgir durante um desastre, as equipes de emergência podem ajudar a reduzir o nível de perigo.
Grande parte da eficácia de gestão de emergência encontra-se na capacidade de rapidamente e habilmente responder a um desastre. Criar um plano de forte resposta inclui elaborar instruções claras e concisas para respondentes como de emergência, tais como trabalhadores médicos ou bombeiros, estão a agir em uma crise. Planos de resposta também podem incluir vários conjuntos de planos de contingência, que podem ser ativados devem circunstâncias imprevistas impedir a utilização de um plano de resposta preliminar. Cada minuto desperdiçado em um desastre pode custar vidas e prejuízos financeiros, para a criação de um plano de resposta ágil e eficaz é a chave para sobreviver a qualquer catástrofe.
Mecanismos para a recuperação de um desastre também podem ser cruciais para um plano de preparação para desastres. Restauração de água, electricidade e outros serviços essenciais após um desastre natural pode ser grandes preocupações para a equipe de recuperação. Após preocupações iniciais são gerenciadas, os esforços de recuperação podem concentrar em avaliar e reparar danos estruturais e encontrar alojamento temporário para as empresas e os cidadãos deslocados. Sem planos de recuperação, comunidades atingidas por uma catástrofe podem ser deixadas à deriva durante anos sem a capacidade de reconstruir ou seguir em frente.
Em grande escala de gerenciamento de emergência muitas vezes é tratado por organizações governamentais, tais como a Federal Emergency Management Agency nos Estados Unidos, ou a agência de gestão de emergência na Austrália. Em nível regional, polícia, fogo e médicos respondentes também podem usar os princípios de gestão de emergência para lidar com potenciais crises em sua comunidade. Empresas, escolas e outras organizações pequenas freqüentemente têm um plano de resposta de desastres exclusivo aos seus trabalhadores ou estudantes. Em casa, famílias podem ajudar a se preparar para eventuais situações de emergência, eliminando os riscos de segurança ao redor da casa, criando um plano claro de ação para qualquer desastre provável, e manter um kit de emergência com comida, água, remédios e outros suprimentos essenciais.