O que é gestão de risco de energia?

Gerenciamento de riscos associados a indústria de energia está se tornando cada vez mais complicado devido a fatores como as regulamentações governamentais, políticas públicas, preocupações financeiras e escassez de recursos de energia. Para resolver esses problemas, empresas impactadas frequentemente implementarem estratégias de gestão de risco de energia. Gestão de risco de energia envolve o processo de identificar, avaliar e priorizar riscos associados com a incerteza nos mercados da energia. Controlar os riscos de energia pode fornecer maior garantia de mercado para empresas como produtores de petróleo e gás, fornecedores de elétricos e gás utilitários. Pode igualmente dar confiança para as seguradoras, bancos e fabricantes que trabalham com estas empresas de energia. Uma avaliação de gestão de risco de energia tipicamente envolve várias etapas. O primeiro passo requer a identificação de todas as ameaças possíveis de energia. Uma vez que a energia potencial ameaças foram identificadas, os riscos associados a estas ameaças são geralmente quantificados e priorizados. A etapa final de uma avaliação de gestão de risco de energia normalmente implica encontrar formas de abordar o risco. Soluções podem incluir a redução do risco de energia, monitorização do risco ou eliminando o risco completamente.
Riscos diferentes ocorrem em diferentes tipos de mercados de energia, e estratégias de gestão de risco de energia podem variar dependendo de qual setor da indústria de energia está a ser avaliado. O mercado da electricidade, por exemplo, pode representar diferentes ameaças para uma empresa do que os mercados de petróleo ou gás natural. Outros fatores que muitas vezes apresentam riscos de energia incluem a mudança climática e as preocupações ambientais.
As empresas geralmente empregam um ou mais métodos para manipulação de risco de energia. A estratégia escolhida é geralmente baseada no tipo de risco em questão. Em alguns casos, uma empresa pode transferir o risco a terceiros, tais como uma companhia de seguros. Em outros casos, uma empresa pode evitar encontrando o risco ou encontrar maneiras de minimizar os impactos negativos associados com o risco. Outra estratégia de gestão de risco de energia usados com freqüência envolve aceitação e contabilização de resultados associados com o risco.
As empresas do setor de energia podem recorrer aos serviços de uma empresa de consultoria de energia. Estas empresas são geralmente muito bem informadas sobre a indústria de energia, e eles podem ajudar as empresas a criar planos de gestão de riscos de energia contínua. Além disso, eles podem ajudar as empresas com avaliação do impacto dos regulamentos de energia. Eles também podem ajudar com energia compra, avaliando os custos de energia e desenvolvimento de planos de conservação de energia.
Algumas empresas de consultoria de energia servem como embaixadores para empresas para órgãos governamentais. Neste papel, uma empresa pode ajudar os mercados de energia competitiva estrutura ou fornecer conselhos sobre as tarifas de energia. Alguns consultores de energia também fornecem prova pericial na frente de agências reguladoras ou tribunais.