O que é Marketing de nicho?

Marketing de nicho é um esforço para conectar-se com e vender a um determinado grupo de consumidores. Há muitas maneiras diferentes para definir um nicho de mercado, com alguns exemplos que giram em torno de localização geográfica, idade, sexo, orientação sexual, religião ou profissão. Enquanto o comerciante está aberto aos consumidores de todos os tipos, o foco principal dos esforços de marketing e relações públicas pretende identificar com o nicho de mercado e atender às necessidades que são comuns a esse conjunto particular de clientes. Não é incomum para um negócio para identificar um mercado-alvo ou mercados que são susceptíveis de apresentar interesse substancial em produtos e serviços oferecidos para a venda. Um dos princípios básicos do marketing de nicho é investigar o que é importante para cada mercado de consumidores e determinar formas específicas em que os bens e serviços oferecidos vão provar interessantes para esse grupo de consumidores. Uma vez que estas questões básicas são respondidas, o negócio pode usar os dados para desenvolver estratégias que visam especificamente o grupo de nicho de consumidores de marketing e educá-los sobre por que os produtos da empresa vai atender às suas necessidades e quer mais eficazmente do que qualquer outra linha de produto.
Marketing de nicho, frequentemente, é uma ótima maneira de descobrir um sector do mercado consumidor que é negligenciado ou ignorado em muitos casos. Por exemplo, empresas de telecomunicações às vezes vista para clientes menores como fé baseada ou organizações sem fins lucrativos, desde que eles são menos propensos a gerar os mesmos níveis de volume como as grandes corporações. Um comerciante experiente pode bater em mercados de nicho específico como nível associações estaduais que incidem sobre uma doença conhecida menor, costurar uma estratégia de marketing para suas necessidades e ganhar seus negócios com relativa facilidade.
Enquanto o retorno deste tipo de marketing de nicho não é tão espetacular como o desembarque de uma grande empresa, a possibilidade de competição é muito diminuída, ou seja, que o comerciante é provável reter o negócio à taxa inicial por um período muito mais longo de tempo. Mesmo quando um cliente é perdido para a concorrência, substituir as receitas perdidas é geralmente muito mais fácil do que a substituição de um cliente de alto volume.
Marketing de nicho pode ser realizado em praticamente qualquer tipo de negócio. Paisagistas podem optar por abordar o mercado menor de proprietário privados vivendo em uma determinada área da cidade. Livreiros podem optar por focar carregando livros escritos por autores locais ou títulos que são de especial interesse para as pessoas que vivem na área. As empresas de cosméticas podem lançar um esforço de marketing de nicho para apelar às mulheres dentro de um intervalo de determinada idade, independentemente de onde estejam localizados.
Dependendo do sector de mercado que o vendedor pretende alcançar, o esforço de marketing de nicho pode empregar qualquer número de diferentes estratégias de vendas e médiuns. Anúncios em jornais locais ou publicações de nicho podem revelar-se útil para atingir o público desejado. Opt-em web sites que fazem uso de palavras-chave para se conectar com potencial clientes à procura de produtos específicos é outra possibilidade. Até mesmo campanhas de mala direta podem ser altamente bem sucedidas como parte das estratégias de marketing de nicho.