O que é mobilidade de negócios?

Mobilidade de negócios é um termo que é usado para descrever as várias estratégias e tecnologias utilizadas pelas empresas para tornar possível realizar negócios, sem se limitar a uma única sede ou local. Há um número de diferentes tipos de mobilidade de negócios, com alguns visa fornecer suporte aos vendedores e outros que viajam a negócios da empresa, e outros centrou-se permitindo que as empresas a funcionar num nível virtual. Em ambos os cenários, as empresas dependem fortemente de rede e o uso de uma ampla gama de dispositivos tecnológicos para realizar reuniões, compartilhamento de documentos e outros dados e completar as tarefas de trabalho sem a necessidade de residir fisicamente no escritório. Em algum grau, mobilidade de negócios tem sido em torno desde a invenção do telefone. Este dispositivo tornou possível para viajar vendedores para chamar uma sede corporativa e encomendas recolhidos no campo, ou para entrar em contato com um gerente ou supervisor para receber informação verbal de uma base corporativa de operações. Ao longo do tempo, o advento da máquina fac-símile ou fax, foi possível para enviar e receber documentos enquanto fora do escritório. Nos últimos anos, o uso de laptops tornou possível conectar com redes corporativas com a finalidade de enviar e receber e-mail, atendente web com base em reuniões e até mesmo a partilha ou colaborar em documentos.
Hoje, o processo de mobilidade de negócios inclui frequentemente o uso de dispositivos portáteis que oferecem todas as vantagens de um computador portátil sem a necessidade de carregar o equipamento. Graças a conexões sem fio de alta velocidade, não é possível realizar transações de negócios enquanto viajar ou visitar um local remoto. Este alto grau de flexibilidade significa que algumas empresas já não sentem a necessidade de suportar as despesas de uma grande sede, onde centenas de funcionários se reúnem. Em vez disso, a força de trabalho é dispersa a um número de localizações geográficas, conectado com o uso de comunicação electrónica em tempo real. Esta flexibilidade tornou possível para as empresas a continuar operando a baixa de custos, tendo também acesso aos indivíduos talentosos que já não tem que mudar para se tornar parte da estrutura da empresa.
Além dos benefícios que as empresas gostam devido as tendências atuais na mobilidade de negócios, os clientes também desfrutar de diversas vantagens. Custos operacionais mais baixos, muitas vezes, traduzir em preços mais competitivos para bens e serviços, que significa menos custos para os consumidores. Ao mesmo tempo, a estruturação remoto significa muitas vezes é possível se conectar com um representante da empresa que está fisicamente por perto, ao invés de esperar dias ou semanas para alguém a chegar na área.
Junto com estes benefícios, há uma grande desvantagem para mobilidade de negócios que às vezes irrita os clientes. Isso é quando funções tais como suporte técnico ou ao cliente são remotamente terceirizadas para estrangeiros locais. Às vezes, a frustração de tentar se comunicar com alguém que não é proficiente na língua utilizada pelo cliente é suficiente para danificar o relacionamento de negócio e causar o cliente fazer negócios com empresas que utilizam o mercado interno ao invés de pessoal internacional para essas duas funções.