O que é o agrupamento de produtos?

Agrupamento de produtos é o processo de fixação de dois ou mais bens necessários ou serviços de um único fornecedor. Esta estratégia normalmente fornece várias vantagens, incluindo salvar uma grande quantidade de dinheiro. Há muito tempo uma prática entre as empresas, o conceito de agrupamento de produtos tem expandido para incluir clientes residenciais nos últimos vinte anos, especialmente no que diz respeito a vários tipos de serviços de comunicação. A natureza básica de agrupamento de produtos envolve a disponibilidade de um fornecedor ou fornecedor para fornecer dois ou mais serviços a um cliente para a taxa básica. Esta taxa normalmente fornece uma economia significativa sobre compra os produtos individualmente. Por exemplo, uma empresa de comunicações pode optar por oferecer um pacote de TV a cabo que permite que o assinante desfrutar de televisão por cabo, serviço de telefonia local e acesso à Internet como um único produto, oferecendo, ao invés de ter que comprar três serviços diferentes a uma taxa cumulativa de maior.
Junto com o dinheiro da economia, agrupamento de produtos também oferece outros benefícios para o cliente. Uma tem a ver com pura conveniência. Ao invés de ter que lidar com vários fornecedores, a fim de ter acesso a vários produtos, o cliente tem um único fornecedor central para todas as suas necessidades. Este conceito de balcão único significa compras o cliente gasta menos tempo mantendo-se com pagamentos a diversos fornecedores e tem um pipeline central, quando é necessário para suporte ao cliente, ou se há uma pergunta sobre um dos serviços.
Os vendedores também beneficiam fornecendo vários tipos de pacotes junto aos seus clientes. Em muitos casos, o custo e a conveniência criado por agrupamento de produtos ir uma maneira longa para promover a fidelização de clientes. Isto faz o cliente menos propensos a mudar para outro fornecedor para qualquer um dos serviços, especialmente se o preço para o pacote é competitivo. Agrupamento de produtos também simplifica o processo de faturamento para o fornecedor, desde que todos os serviços e produtos são faturados normalmente uma fatura mensal, em vez dos vários diferentes.
Agrupamento de produtos é também uma estratégia comum com produtos de software. Por exemplo, suites de escritório oferecidos por diferentes fabricantes normalmente incluirá um programa de processamento de dados, um programa de planilha, um cliente de e-mail e software de criação de apresentação, tudo em um pacote. Isto torna mais fácil para os clientes, uma vez que eles podem comprar todas estas opções de software como parte de um pacote, ao invés de pagar por eles individualmente. Dependendo do fabricante do software que está envolvido, a economia pode ser substancial.
A idéia de agrupamento de produtos também é usada em outras maneiras. Por exemplo, uma empresa local que corta gramados como seu principal serviço que muitos oferecem aos clientes um pacote integrado que também inclui filtragem de arbusto e paisagismo básico, por uma pequena taxa adicional. Muitas vezes, é mais barato para o cliente do que a compra dos diferentes serviços separadamente. Até mesmo empresas como mercearias finas podem usar essa abordagem básica de agrupamento de produtos, tais como oferecendo um prato principal, juntamente com dois ou três lados por um preço único que é menor do que comprar os itens separadamente.