O que é o coordenador de Marketing?

Coordenador de marketing, às vezes também chamado de coordenador de comunicação de marketing, é uma pessoa que ajuda a supervisionar a execução diária de planos para uma empresa ou um pequeno negócio de marketing. As especificidades do trabalho podem ser muito diferentes dependendo da configuração, mas na maioria dos casos essas pessoas trabalham como membros de equipes de marketing maiores. Normalmente existem dois reinos principais de responsabilidade: trabalho de campo, que inclui a preparar coisas como propostas, brochuras, cliente pesquisa e materiais de eventos; e trabalho digital, que muitas vezes envolve o monitoramento de sites de mídia social e trabalhar para aumentar a presença na web e identidade de Internet da empresa. A começar neste tipo de trabalho geralmente requer formação universitária e interesse em colaborar com as pessoas para um objetivo comum.

Responsabilidades básicas

A maioria das empresas têm departamentos de marketing com o objetivo de promover produtos ou serviços da empresa em maneiras criativas. Coordenador de marketing geralmente é algo de um empregado de nível médio em um destes departamentos. Esta pessoa normalmente trabalha sob um gerente de marketing ou diretor, mas mais de um associado ou assistente. Como tal, ele ou ela terá alguma supervisão e papéis de liderança, mas na maioria dos casos o trabalho gira principalmente em torno de criatividade e equipe contribuições.
Definir uma descrição de trabalho rígida para este tipo de trabalho pode ser um desafio uma vez que tanto depende a configuração e os objetivos corporativos. Um coordenador para um negócio pequeno arranque serão provavelmente fortemente envolvido em grassroots marketing e direto envolvimento da Comunidade, Considerando que alguém com o mesmo título em uma grande empresa financeira pode passar a maior parte de cada dia, rever a papelada e elaboração de idéias de publicidade para revisão e aprovação formal. Ainda, as áreas do núcleo de responsabilidade para as pessoas com este trabalho são mais ou menos consistentes em todos os sectores.

Logística de campo

Na maioria das empresas, coordenadores concentram-se em uma das duas áreas-chave: trabalhando no campo ou trabalhando on-line. "Trabalho de campo" é compreendido geralmente amplamente para incluir quase tudo no Reino de mídia impressa, bem como trabalhar com indivíduos diretamente, ou no local em uma loja ou mercado ou através de publicidade, em público, em eventos ou em outro lugar.
Este aspecto do trabalho muitas vezes requer interação direta com os fornecedores, tais como hotéis, impressoras, web designers e artistas gráficos. O coordenador de marketing também é geralmente bem informado sobre outros padrões de marca e identidade visual corporativa da empresa dele ou dela. As responsabilidades do núcleo podem incluir o apoio directo do gerente de marketing ou diretor ou de outros funcionários da empresa envolvidos com vendas ou marketing, e essa pessoa pode também ser responsável por determinados agrupamentos de tarefas de marketing ou até mesmo ter um foco no trabalho com um determinado produto ou linha de serviço, marca, departamento ou território geográfico.
Comerciantes de campo às vezes também participarem no planejamento da logística do evento, especialmente para as empresas que hospedam conferências ou participar de feiras. Seleção de locais para seminários ou conferências e organizando para viajar de um alto-falante são frequentemente parte do trabalho desta pessoa. Nessas situações, coordenadores ajudam a realizar da empresa abrangente plano de marketing através de meios mais indiretos, em são uma parte do tático ao invés da força de trabalho de marketing estratégica.

Site e presença na Internet

As corporações também cada vez mais estão contratando profissionais de marketing para gerenciar suas presenças on-line. Um coordenador neste tipo de papel provavelmente vai gastar a maior parte do seu tempo postando mensagens para páginas de mídia social da empresa, monitoramento de redes para conversas sobre marcas ou produtos e muitas vezes diretamente preocupações clientes postaram esses locais ou alertar a equipe de relações de cliente. Gerenciar um site corporativo também pode ser o trabalho dessa pessoa, que inclui tudo desde o básico de web design e formatação para search engine optimization e medidas para assegurar que as pessoas que estão pesquisando na web são capazes de encontrar a página da empresa.

Sobreposição com outras divisões

Também pode haver um pouco de sobreposição entre um coordenador da divisão de marketing e outros profissionais em outros lugares na empresa. Coordenadores, às vezes, trabalhar com relações públicas, relações com investidores e cliente, tecnologia da informação ou equipe de comunicação interna. Na maioria dos casos, a sobreposição é porque o marketing é uma disciplina que é cada vez mais vista como útil em outros departamentos, e tem um alcance muito amplo.

Começando neste trabalho

Empregos no setor de marketing das empresas quase sempre exigem uma formação de graduação universitária. Graus em coisas como comunicações e negócios costumam ser o mais útil, embora dependendo do trabalho, Bacharel em alguma coisa geralmente irá cumprir a exigência de limite. Experiência de trabalho geralmente é um plus, também. O trabalho do coordenador não é geralmente visto como "entry level", que significa que pode ser difícil saltar para a posição pelo menos alguma experiência de marketing relevante, seja na empresa ou em outro lugar. Os candidatos também geralmente são capazes de melhorar suas aplicações, enfatizando sua capacidade de resolver problemas, trabalhar em equipe e tomar algumas decisões independentes. Pessoas que são capazes de trabalhar com vários programas de software, tais como gestão de relacionamento contato bancos de dados, planilhas, processadores de texto e programas gráficos, também são geralmente mais desejáveis.