O que é o PIB potencial?

Produto interno bruto potencial, ou PIB potencial, é uma medida do que o produto interno bruto de um país seria se estivesse operando a pleno emprego e utilizando todos os seus recursos. Este montante é geralmente maior do que o produto interno bruto real, ou PIB, de um país. Como resultado, a separação entre o PIB potencial de um país e seu PIB real é conhecido como o hiato do produto. O hiato do produto é causada pelo fato de que a maioria das economias sofrem de certas ineficiências, como a inflação, o desemprego, e regulamentações governamentais que dificultam os níveis de produção. Um dos principais fatores econômicos que ajuda a medir a força econômica é o produto interno bruto. O PIB totaliza-se o valor de todos os bens produzidos em um país específico durante um certo período de tempo. Economistas ver como o PIB de uma nação específica sobe e desce, e eles também verificar como ele se compara aos níveis do PIB alcançados por outras nações. É importante perceber que os níveis de produção estão faltando dentro de um país em relação a onde eles poderiam ser, que é onde o PIB potencial entra em jogo.
Basicamente, o PIB potencial é o que o produto interno bruto seria se todas as facetas diferentes de a economia estava trabalhando em todos os cilindros para o período de tempo estudado. Isto significa que a força de trabalho total de um país estavam trabalhando em sua capacidade máxima. Também significaria que os recursos estão a ser extraído e transformado em produtos sem qualquer tipo de excesso de resíduos no processo.
Claro, o PIB potencial é apenas um ideal para o qual os países podem se esforçar, mas geralmente nunca chegar. Isto é porque as condições necessárias que causariam um país para alcançar estes níveis são susceptíveis de existir todo de uma vez. O desemprego é uma grande causa de falhas dos países para alcançar os níveis de produção potencial. Além disso, a ineficiência geral, causada por interferência do governo ou simples incompetência negócio, também pode arrastar para baixo produtos internos brutos.
Desde há raramente uma ocasião em que um país pode atingir o seu PIB potencial, os economistas muitas vezes estudar a defasagem entre o que um país pode produzir e que ele realmente faz produzir. Isto é conhecido como o hiato do produto. Quando o intervalo crescido maior, isso significa que o país não está a utilizar todos os instrumentos que tem à sua disposição. Como resultado, os líderes econômicos tentar encontrar maneiras de minimizar essa lacuna para que os resultados da produção pode assemelhar-se mais de perto os níveis potenciais.