O que é relações públicas?

Relações públicas (RP) é uma maneira para empresas, organizações ou pessoas para melhorar a sua reputação. Normalmente, essa tarefa é executada por profissionais de relações públicas ou empresas de PR em nome de seus clientes. PR geralmente envolve a comunicação com a mídia e através da mídia para apresentar aos clientes da maneira mais favorável possível. Trata-se também muitas vezes os esforços de cooperação com outras pessoas e organizações para criar boa vontade na Comunidade e melhorar a imagem do cliente.

Imagem é importante

O mundo dos negócios pode ser extremamente competitivo. Normalmente, as empresas querem ter algo que nos faz destacar da multidão, algo que os torna mais atraente e interessante para ambos os membros do público e da mídia. Uma imagem favorável pode ajudar a aumentar as vendas da empresa, e a publicidade negativa pode prejudicar a reputação da empresa e diminuir as vendas.

Departamentos de PR

PR pode dar aos consumidores e a uma melhor compreensão de como funciona uma empresa de mídia. Dentro de uma empresa, um departamento de relações públicas também pode ser chamado um departamento de informação pública ou um departamento de relações de cliente. Estes departamentos auxiliar os clientes, se eles têm algum problema com a empresa. Eles geralmente tentam mostrar a empresa no seu melhor. Departamentos do PR também podem realizar pesquisas para saber o quão satisfeito os clientes são com a empresa e seus produtos.

Ferramentas usadas

Existem muitas ferramentas e métodos que um departamento de relações públicas pode usar para melhorar a imagem da empresa. As ferramentas que têm sido tradicionalmente utilizadas incluem lançamentos de notícias e anúncios que são enviados para a mídia, boletins informativos que são enviados para os clientes e aparições em eventos públicos, como feiras ou convenções. Com a proliferação da Internet, departamentos PR agora também podem usar ferramentas como blogs e redes de mídia social para realizar seus objetivos.

Proporcionando uma imagem positiva

Muitas pessoas têm a percepção de PR como uma forma de "rotação" notícias e informações, o que significa a retratar as notícias ou informações da melhor forma possível para a empresa. Por exemplo, se uma empresa anuncia demissões, seu departamento de relações públicas pode reivindicar que a empresa está reduzindo seus custos e fazer-se mais eficiente, então será melhor capaz de servir os seus clientes e oferecer preços mais baixos. Desde que essas coisas são verdadeiras, então, o departamento de relações públicas está fazendo seu trabalho de proteger sua reputação e imagem. Estendendo-se a verdade para criar uma imagem positiva, no entanto, pode acabar sendo prejudicial para a empresa se exageros ou mesmo meias-verdades são expostas.

Trabalhando em relações públicas

Existem certas habilidades que são úteis para pessoas que trabalham em relações públicas. Estes incluem um elevado nível de habilidades de comunicação, tanto escritas como verbais. Uma pessoa PR também deve ser especialista em gestão de multitarefa e tempo. Ele ou ela pode ter alguma forma de plano de mídia ou treinamento para entender como funciona a mídia. Habilidades organizacionais e de planejamento também são importantes nas relações públicas.
Um funcionário do PR deve ser capaz de trabalhar bem sob pressão. Ele ou ela deve ter a capacidade de responder a uma enxurrada de perguntas da mídia e membros do público, se necessário. Se uma empresa está sob um ataque verbal, é o departamento de relações públicas que deve assumir o controle da situação. O departamento de relações públicas deve responder eficazmente às críticas para proteger a reputação da empresa.
Um empregado de relações públicas geralmente tem diploma universitário relevantes, tais como um diploma de bacharel em comunicação, jornalismo ou marketing. Competição por empregos no PR é feroz. Um trabalhador de talentosos relações públicas pode ser capaz de trabalhar o seu caminho até de um executivo de contas junior diretor de conta em cerca de cinco anos. O horário pode ser longo e o trabalho pode ser estressante, mas bem sucedida dos trabalhadores PR, o salário pode ser bom por causa da importância que as empresas colocam em suas reputações.