O que é a satisfação no trabalho?
Satisfação no trabalho é um termo de negócios que se refere à satisfação de uma pessoa com seu trabalho. Inúmeros fatores podem contribuir para a satisfação ou insatisfação no ambiente de trabalho do funcionário. Tais fatores podem incluir o ambiente de trabalho, as relações do empregado e salário. Embora a percepção do indivíduo de sua ou do próprio trabalho contentamento é normalmente subjetivo, existem métodos que os empregadores podem usar para quantificar respostas a inquéritos do empregado e outras ferramentas de medição semelhante. Então, eles podem implementar medidas para ajudar a promover a satisfação no trabalho entre os trabalhadores. Em última análise, no entanto, pode ser até funcionários individuais para garantir a sua própria satisfação. Ao longo do tempo, desenvolveram-se diferentes teorias sobre as conexões percebidas entre satisfação no trabalho e outras variáveis como produtividade no local de trabalho. De acordo com alguns profissionais de recursos humanos, por exemplo, satisfação dos empregados geralmente resulta em maior motivação, que então resulta em melhor desempenho. Alguns estudos têm mostrado, no entanto, que este não é necessariamente o caso; Eles concluíram que a produtividade e satisfação no trabalho podem ser associados com outra variável como a personalidade do empregado, mas essa satisfação sozinha não faz necessariamente com maior produtividade.
Mesmo que a satisfação no local de trabalho não diretamente resulta em maior produtividade, ainda pode ser valioso porque muitas vezes leva a reduzir as taxas de rotatividade de empregados. Quando estiver satisfeito com seu trabalho, os trabalhadores não tendem a sentir como eles são facilmente substituíveis. Por sua vez, estão aptos a ser mais leais a seus empregadores e permanecem em suas posições.
Os gerentes podem se perguntar, então, quais os fatores que realmente contribuem para maior produtividade no local de trabalho. O moral dos funcionários é, geralmente, uma consideração. A diferença entre moral e satisfação no trabalho pode parecer pouco. No entanto, o antigo concentra-se mais na personalidade do trabalhador individual e sua compatibilidade com a ocupação dele ou dela. O último, moral, pressupõe mais de um sentimento coletivo entre colegas de trabalho. Alguns exemplos podem incluir um senso de trabalho em equipe, objetivo, reconhecimento por realizações e um ambiente de trabalho positivo. Geralmente, colega de trabalho relações são cordiais e não tensas ou hostil.
Profissionais de gestão de recursos humanos frequentemente medem satisfação no trabalho dos funcionários, avaliando as atitudes no trabalho. Isto pode assumir o lugar informalmente através de conversas entre os trabalhadores e seus supervisores ou com recursos humanos representantes. Muitas organizações administram pesquisas formais e em seguida, usar os resultados para alterar o local de trabalho políticas e procedimentos, se necessário. Algumas empresas trabalham com empresas de consultoria externas para analisar os resultados de suas pesquisas de satisfação do empregado. Eles podem então segure workshops ou sessões de treinamento para ajudar seus funcionários a determinar os papéis profissionais que lhes convêm.
Indivíduos na esperança de aumentar sua própria satisfação de trabalho devem primeiro fazer uma auto-avaliação realista. Por exemplo, carreira especialistas sugerem avaliar honestamente a personalidade e habilidades, verificando se eles são compatíveis com os direitos do trabalho. Se eles são incongruentes, um pode considerar mudar algumas atividades. Se a mudança não é possível, então pode ser necessário ajustar a atitude para com o trabalho. Por exemplo, quando alguém pensa uma ocupação como um chamado ao invés de simplesmente um emprego, talvez estejam mais motivados para executar bem, aumentando assim a satisfação no trabalho dele ou dela.
Mesmo que a satisfação no local de trabalho não diretamente resulta em maior produtividade, ainda pode ser valioso porque muitas vezes leva a reduzir as taxas de rotatividade de empregados. Quando estiver satisfeito com seu trabalho, os trabalhadores não tendem a sentir como eles são facilmente substituíveis. Por sua vez, estão aptos a ser mais leais a seus empregadores e permanecem em suas posições.
Os gerentes podem se perguntar, então, quais os fatores que realmente contribuem para maior produtividade no local de trabalho. O moral dos funcionários é, geralmente, uma consideração. A diferença entre moral e satisfação no trabalho pode parecer pouco. No entanto, o antigo concentra-se mais na personalidade do trabalhador individual e sua compatibilidade com a ocupação dele ou dela. O último, moral, pressupõe mais de um sentimento coletivo entre colegas de trabalho. Alguns exemplos podem incluir um senso de trabalho em equipe, objetivo, reconhecimento por realizações e um ambiente de trabalho positivo. Geralmente, colega de trabalho relações são cordiais e não tensas ou hostil.
Profissionais de gestão de recursos humanos frequentemente medem satisfação no trabalho dos funcionários, avaliando as atitudes no trabalho. Isto pode assumir o lugar informalmente através de conversas entre os trabalhadores e seus supervisores ou com recursos humanos representantes. Muitas organizações administram pesquisas formais e em seguida, usar os resultados para alterar o local de trabalho políticas e procedimentos, se necessário. Algumas empresas trabalham com empresas de consultoria externas para analisar os resultados de suas pesquisas de satisfação do empregado. Eles podem então segure workshops ou sessões de treinamento para ajudar seus funcionários a determinar os papéis profissionais que lhes convêm.
Indivíduos na esperança de aumentar sua própria satisfação de trabalho devem primeiro fazer uma auto-avaliação realista. Por exemplo, carreira especialistas sugerem avaliar honestamente a personalidade e habilidades, verificando se eles são compatíveis com os direitos do trabalho. Se eles são incongruentes, um pode considerar mudar algumas atividades. Se a mudança não é possível, então pode ser necessário ajustar a atitude para com o trabalho. Por exemplo, quando alguém pensa uma ocupação como um chamado ao invés de simplesmente um emprego, talvez estejam mais motivados para executar bem, aumentando assim a satisfação no trabalho dele ou dela.