O que é segmentação comportamental?

Segmentação comportamental é um método de marketing pelo qual os consumidores são classificados com base em hábitos de compra. O objetivo desta prática é identificar grupos de alvo marketing como promoções, pacotes especiais e outros programas de incentivo. É um dos cinco diferentes fases de comercialização de segmentação, as outras sendo demográficos, psicográficos, natural de segmento e personalização. Segmentação comportamental é um dos primeiros passos no processo de comercialização, onde os investigadores determinam a base de consumidores existente e quais os produtos que deseja antes de passar para a produção cyle. Vários padrões de atividade de consumo são examinados no processo de realização de segmentação comportamental. Um pesquisador pode estudar números de vendas para determinar o que um determinado grupo compra e quando, onde e quantas vezes eles fazem compras. O objetivo é reunir dados baseiam exclusivamente na relação real do consumidor com o produto.
Como é baseado na observação da actividade, segmentação comportamental pode ser um dos métodos mais simples de análise de mercado. Sua finalidade é desenvolver uma compreensão de um segmento de clientes com base em como ele age e reage a uma variedade de fatores que envolvem o produto a ser vendido. Isto opõe-se aos métodos onde o comportamento do consumidor é um ponto de partida para a determinação de crenças, motivos e outros fatores que inspiram uma compra.
Embora os dados coletados de segmentação comportamental podem ser útil por conta própria, é mais comumente usado como a terceira fase de cinco diferentes tipos de segmentação de marketing. Uma escala de classificação organiza entre comportamento reativo e preditivo. As primeiras fases são o mais reativo e a fase mais ao longo da escala tornam-se mais preditivas. Todos juntos, as fases podem dar os dois investigadores vista visão geral e detalhada de um determinado tipo de cliente com base em diferentes tipos de observação e recolha de informação. Segmentação comportamental tende a ser a categoria que é o menos susceptível de ser afectado pela opinião ou boatos que é baseado em dados reais.
Os cinco tipos de segmentação de mercado tem seus próprios focos: observação dos grupos forma o núcleo da fase demográfica. A fase psicográficas consiste em dados coletados de consumidores através de pesquisas e entrevistas. Segmentação comportamental cai no meio do reativo para escala preditiva. Depois, há a fase de segmento natural, que depende do cliente para dar entrada, sobre o que é desejável em um determinado produto e como se aplica a eles. A fase final é a personalização, onde um produto é feito para as especificações do cliente específico.