O que é um bem de Giffen?

Um bem de Giffen é um tipo de produto que as pessoas consomem mais à medida que aumenta o seu preço. A existência de bens de Giffen é uma conclusão da teoria microeconômica básica, mesmo que esta teoria quase sempre produz modelos em que a demanda diminui à medida que aumenta o preço. Este tipo de resultado só pode existir em uma variedade de condições forem atendidas. É importante observar que mudanças reais no desejo do consumidor não entram em cena para estes bens. Ou seja, demanda para o bem aumenta com preço não porque itens caros aparecem mais desejáveis, mas por causa de um determinado efeito relacionado à renda. A Giffen bom homenagem a Sir Robert Giffen, um economista do século XIX. Muitas vezes é uma suposição em microeconomia que a procura de um bom correlaciona-se negativamente com seu preço. A inclinação da curva, chamada elasticidade, pode ser íngreme, superficial ou não-linear, mas quase sempre tem uma primeira derivada igual a zero ou abaixo. Bens de Giffen quebrar esta regra em virtude de um princípio microeconômico chamado o efeito de renda. O efeito de renda refere-se a alterações na preferência do consumidor resultantes de alterações na quantidade de dinheiro disponível para eles. Pessoas com menos dinheiro, de um modo geral, vão consumir menos e/ou mais baratas de mercadorias.
Um produto é revelado como um bem de Giffen quando o aumento dos preços tem um efeito bastante substancial na renda do consumidor, que obriga-los a consumir mais do bem. Grampos de alimentos relativamente baratos são usados geralmente como o exemplo para este efeito. Um aumento no preço do grampo reduz dinheiro disponível, a tal ponto que os consumidores realmente comprar mais do grampo, uma vez que eles podem pagar menos de tudo o resto. Ou seja, mesmo que o grampo aumentou de preço, é ainda menos caro por caloria do que a maioria dos outros alimentos.
Por um longo tempo, bens de Giffen eram seres míticos da economia, uma possibilidade teórica que nunca tinha sido encontrada na realidade. Um artigo de 2007 por Jensen e Miller, publicado na American Economic Review, deu um exemplo bastante substancial. Concluiu que, na província de Hunan da China, arroz era de fato um Giffen bom. Neste provice, o arroz era um alimento básico, consumido em quantidades consideráveis, por todos os familiies. Era muito mais barato do que todos os outros alimentos, que as pessoas também consumiram, mas em quantidades menores. Aumentos do preço do arroz cortado pesadamente em orçamentos de alimentos das famílias, diminuindo seu poder de compra. Como conseqüência, eles compraram menos carne — que era ainda mais caro — e mais arroz!