O que é um excedente do consumidor?

Excedente do consumidor é a quantidade, o que é difícil de medir, representado pela diferença entre o que uma pessoa estaria disposta a pagar por um item e o preço real pago. Normalmente, o estudo da Microeconomia, excedente do consumidor é representado em um gráfico de oferta e demanda como uma triangular área sob a curva de demanda e acima do preço de mercado. Isso é algo relacionado ao excedente do produtor, que é basicamente um outro termo para o lucro que um produtor faz sobre a venda de um produto. Ao contrário de excedente do produtor, que é mensurável em moeda real, o excedente do consumidor é um valor intangível. Uma maneira simples de pensar do excedente do consumidor é imaginar as muitas experiências que tiveram como consumidores quando algo custa menos do que decidimos que era o máximo que estávamos dispostos a pagar. Por exemplo, considere um consumidor em uma banca de frutas que quer comprar uma maçã. Não há nenhum preço publicado para depor, mas a pessoa pensa de si mesmo que ele não vai pagar mais de US $0,50 dólares americanos (USD) para a apple. Quando o vendedor lhe diz que a apple custa US $0,35 USD, o homem adquire a maçã, e seu excedente do consumidor é a diferença de $0,15 USD.
Na verdade, acontece isso toda vez que uma compra é feita. Quando um consumidor compra algo, a implicação é que o item valia mais a ele do que o dinheiro que o custo para comprá-lo. Se isso não fosse o caso, uma venda não aconteceria.
O exemplo acima simplifica a natureza do excedente do consumidor em relação ao como isso nos afeta no mundo real. Em qualquer situação, o excedente do consumidor é quase impossível de quantificar exactamente, por duas razões. A primeira razão é que é difícil conseguir alguém para revelar o preço máximo que estaria disposto a pagar por algo. O consumidor pode não ter nem pensei muito nisso de antemão, que é o que acontece em uma viagem de compras para a maioria de nós; Podemos comprar itens para seu preço indicado que seja, contanto que parece razoável.
Isto leva para a segunda razão, ou seja que a maioria das pessoas não são certeza do preço máximo que pagariam por um item, porque nossas preferências podem mudar frequentemente. Para usar um exemplo prático, uma casquinha de sorvete pode ser "vale" muito mais durante uma onda de calor do que uma semana mais tarde, quando o clima esfria para baixo. Mesmo que seja difícil de medir, excedente do consumidor ainda é um conceito muito importante em economia, já que mede o ganho que um comprador recebe uma compra.