O que é um índice de Material?

O índice de material é uma medida considerada, frequentemente, por uma empresa industrial ao decidir onde localizar. Este índice representa a relação entre o peso dos materiais locais utilizados no fabrico de um produto para o peso do produto manufacturado em sua forma final. Quando o índice material for maior que 1, indica que as matérias-primas perdem uma parte de seu peso durante o processo de fabricação. Se o índice material for menor que 1, indica que peso é adquirido durante o processo, então o peso final do produto acabado é maior do que o locais matérias-primas utilizadas. Isto é significativo na determinação do custo de transporte de matérias-primas em relação aos custos de entrega do produto acabado. Modelo de economista Alfred Weber de localização industrial assume que uma empresa seleciona o local de menor custo para a criação de operações. Um negócio iria querer situar-se perto de qualquer fonte de suas matérias-primas ou de seus mercados, uma decisão que seria afetada pelos custos do transporte dos materiais. Uma decisão sobre onde localizar também seria, na realidade, ser afetada por outros fatores na economia empresarial, tais como custos de mão de obra que podem sobrepor qualquer poupança sobre o transporte de mercadorias.
O modelo apresentado por Weber sugere que indústrias com um alto índice de material tendem a localizar-se perto da fonte de suas matérias-primas locais para reduzir os custos de transporte para esses materiais. Nesta situação, o negócio é dito ter uma orientação de material. Exemplos de indústrias com um alto índice de material podem ser encontrados na indústria agro-alimentar, onde substâncias são extraídas de insumos agrícolas, tais como na refinação de açúcar. Outros fatores sendo iguais, tais indústrias provavelmente iria alcançar economias de localização perto de onde as matérias-primas agrícolas são cultivadas.
Indústrias com um baixo índice de material seria mais prováveis localizar mais perto de seus mercados de fim, reduzindo assim os custos de transporte de produtos manufaturados para os mercados. Essas empresas teriam que é conhecido como uma orientação para o mercado. Uma indústria com um baixo índice pode usar materiais que estão amplamente disponíveis e não especificamente local. Um fabricante de refrigerantes, por exemplo, usaria quantidades consideráveis de água no processo de produção. Mesmo se o negócio fosse usar frutas locais em sua produção, o produto final compensaria os materiais locais utilizados no processo.