O que é um índice de sazonalidade?

O índice de sazonalidade é um valor numérico usado para avaliar as tendências sazonais da procura de um produto ou serviço. Esse índice representa um importante princípio em economia e é usado para eliminar variações sazonais da procura para permitir que as empresas a monitorar as tendências. O índice de sazonalidade fornece uma comparação de igual para igual e ajuda a corrigir para temporárias flutuações na demanda que ocorrem naturalmente ao longo do ano. Para calcular o índice de sazonalidade, empresas começam por encontrar a média de vendas por mês em um ano. Isto fornece um conjunto de 12 dados pontos de vendas representam, ou demanda. Consolidando dados em quatro temporadas, ou quartos, a empresa pode então analisar vendas sem a influência de simples variações sazonais. Usando fórmulas econômicas complexas, a empresa calcula o valor de índice sazonal usando esses dados. Multiplicando as vendas reais por mês ou trimestre o índice sazonal, pode-se determinar taxas de demanda precisos em uma base constante, sem variações sazonais.
Por exemplo, considere uma concessionária que vende 500 unidades a cada primavera, no entanto, apenas 300 unidades em cada uma das estações da ano. Este aumento nas vendas na primavera poderia ser atribuído às famílias comprando carros novos para viagens de verão, ou para as pessoas, substituindo os veículos danificados durante um inverno rigoroso. Para fornecer um retrato exato da demanda, a empresa pode calcular o índice de sazonalidade. Multiplicando-se esse valor de índice pelo número real de unidades vendidas a cada temporada, eles poderiam prever que demanda será trimestralmente independentemente de fatores sazonais.
O índice de sazonalidade ajuda local mudanças de empresas em demanda ao longo do tempo. Por exemplo, se uma empresa percebeu que a demanda deseasonalized baixou durante vários anos, eles podem decidir modificar ou atualizar um produto baseado na demanda de cliente atual. Também pode ajudar a empresa a analisar os resultados de uma campanha de marketing ou a introdução de novos produtos. Finalmente, este índice permite a empresa a procurar irregularidades ou problemas e solucioná-los para evitar impactos de vendas futuros.
Usando o índice de sazonalidade para prever a demanda futura, empresas também podem garantir que eles tenham suficiente disponível para evitar a escassez de unidades. Se este índice sugere que a demanda real vai aumentar no futuro, a empresa pode decidir contratar mais trabalhadores ou vendas pessoas para que produtos adicionais podem ser produzidos. Eles também podem investir em novos equipamentos, ou expandir horas em fábricas ou locais de varejo. Se a tendência aponta para uma diminuição da procura, a empresa pode reduzir pessoal, produção lenta, ou aumentar a comercialização para atender as metas de vendas.